Grau de fundamentação: Extrapolação
-
Grau de fundamentação: Extrapolação
Boa tarde,
Adquirimos o software Sisdea com vocês na semana passada, porém estamos com um pouco de dificuldade em operá-lo, pois fizemos o curso em 2.011 e não conseguimos vaga para este que teve no Ibape esta semana. Estamos tentando adaptar alguns laudos já realizados neste software e um dos requisitos da Norma (extrapolação) na conclusão do laudo não atinge o grau 1, poderiam nos dar uma luz.
Adquirimos o software Sisdea com vocês na semana passada, porém estamos com um pouco de dificuldade em operá-lo, pois fizemos o curso em 2.011 e não conseguimos vaga para este que teve no Ibape esta semana. Estamos tentando adaptar alguns laudos já realizados neste software e um dos requisitos da Norma (extrapolação) na conclusão do laudo não atinge o grau 1, poderiam nos dar uma luz.
Re: Grau de fundamentação: Extrapolação
Eduardo, você se refere ao grau de fundamentação ou precisão? Se for fundamentação, qual item não conseguir atingir o mínimo necessário?
-
Extrapolação Não admitida Admitida para apenas uma variável, desde que: a) as medidas das características do imóvel avaliando não sejam superiores a 100% do limite amostral superior, nem inferiores à metade do limite amostral inferior, b) o valor estimado não ultrapasse 15% do valor calculado no limite da fronteira amostral, para a referida variável "Admitida, desde que:
a) as medidas das características do imóvel avaliando não sejam superiores a
100 % do limite amostral superior, nem inferiores à metade do limite amostral inferior
b) o valor estimado não ultrapasse 20 % do valor calculado no limite da fronteira amostral, para as referidas variáveis, de per si e simultaneamente, e em módulo " 0
a) as medidas das características do imóvel avaliando não sejam superiores a
100 % do limite amostral superior, nem inferiores à metade do limite amostral inferior
b) o valor estimado não ultrapasse 20 % do valor calculado no limite da fronteira amostral, para as referidas variáveis, de per si e simultaneamente, e em módulo " 0
A extrapolação diz respeito às características do imóvel avaliando. Se por exemplo, você coletou dados com área variando entre 100 e 200 m² então qualquer imóvel a ser avaliado dentre deste intervalo não é extrapolação. Fora deste intervalo, é necessário verificar o que a NBR 14653 diz a respeito: se o avaliando possui 210 então está extrapolando e aí os limites são 50 a 400m². Além disto, ainda precisa verificar o valor do imóvel para 200m² e 210m² para pode enquadrar o laudo de acordo com a fundamentação.
Compramos 03 licenças do SIsDEA e conversando com meus colegas quanto a classificação do Grau de
Fundamentação, surgiu uma discussão do enquadramento da EXTRAPOLAÇÃO.
Na realidade não estamos conseguindo interpretar o que a normas quer dizer.
Você poderia esclarecer cada grau de enquadramento da EXTRAPOLAÇÃO? Se
possível exemplificar ou indicar alguma literatura que possa nos
esclarecer.
O que é"Limite Amostral Superior ou Inferior" das amostras? E limite da
"Fronteira Amostral"?
Vocês poderiam nos dar um exemplo prático quanto ao enquadramento da extrapolação?
Grato pela atenção,
Fundamentação, surgiu uma discussão do enquadramento da EXTRAPOLAÇÃO.
Na realidade não estamos conseguindo interpretar o que a normas quer dizer.
Você poderia esclarecer cada grau de enquadramento da EXTRAPOLAÇÃO? Se
possível exemplificar ou indicar alguma literatura que possa nos
esclarecer.
O que é"Limite Amostral Superior ou Inferior" das amostras? E limite da
"Fronteira Amostral"?
Vocês poderiam nos dar um exemplo prático quanto ao enquadramento da extrapolação?
Grato pela atenção,
Se na minha amostra eu possuo dados de mercado onde a variável área esta no intervalo de 45 a 97, então a fronteira amostral é , para o limite inferior, de 45 e o limite superior de 97. Para grau III, não posso extrapolar. Ou seja, todos os imóveis a serem avaliados deverão estar no limite entre 45 e 97. Avaliar imóveis com áreas menores de 45 ou maiores de 97 não é permitido no Grau III, mas permitido no grau II ou I conforme o texto da NBR 14.653. Posso então avaliar um imóvel com área de 40 m², mas não no grau III, e sim no grau II, desde que o valor do imóvel não ultrapasse 15% do valor obtido para o imóvel na fronteira amostral que é de 45.
-
Pelle,
Bastante didática sua explicação, mas estou com a seguinte dúvida:
Verificando as condições impostas na norma 14653-2, conclui-se que o atendimento ao item b, em que o valor estimado não pode ultrapassar 10% do valor calculado no limite da fronteira amostral, isso para o grau II se tratando de extrapolar apenas uma variável, Já para o grau I valor estimado não ultrapasse 10% do valor calculado no limite da fronteira amostral, para as referidas variáveis, simultaneamente. Porém como você explicou acima, e o relatório emitido pelo sisdea também segue a mesma linha de raciocínio, estipulam o valor de 15% para o grau II, e 20% para o grau I. Estou fazendo alguma interpretação equivocada ou a norma que estou usando está desatualizada ?
Bastante didática sua explicação, mas estou com a seguinte dúvida:
Verificando as condições impostas na norma 14653-2, conclui-se que o atendimento ao item b, em que o valor estimado não pode ultrapassar 10% do valor calculado no limite da fronteira amostral, isso para o grau II se tratando de extrapolar apenas uma variável, Já para o grau I valor estimado não ultrapasse 10% do valor calculado no limite da fronteira amostral, para as referidas variáveis, simultaneamente. Porém como você explicou acima, e o relatório emitido pelo sisdea também segue a mesma linha de raciocínio, estipulam o valor de 15% para o grau II, e 20% para o grau I. Estou fazendo alguma interpretação equivocada ou a norma que estou usando está desatualizada ?
A versão atual da NBR 14653-2 é de 2011. Você está consultando a versão de 2004.
-
Boa noite!
Estou com uma duvida na extrapolação. Gostaria de saber onde consigo verificar no Sisdea, tipo passo a passo, como verificar a extrapolação.
obrigado
Estou com uma duvida na extrapolação. Gostaria de saber onde consigo verificar no Sisdea, tipo passo a passo, como verificar a extrapolação.
obrigado
Ao projetar valores para o imóvel avaliando, você verá que para cada variável você terá a indicação dos limites mínimo e máximo.