% de Outliers

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
Engenheiro Abi

% de Outliers

Mensagem por Engenheiro Abi »

Boa tarde.

1 - No meu modelo a normalidade dos resíduos está dentro da faixa 70,88 e 94.
2 - Na distância de cook nenhuma amostra ultrapassa a 0,1, porém com 5,21% de outliers no modelo.
3 - Trabalho com 8 variáveis e todas apresentam significância 0,01.
4 - Modelo com 288 dados considerados.

5 - Segue em anexo tela de resultados.

Pergunta:

1 - Existe uma porcentagem máxima permitida de outliers no modelo? Pois segundo o coordenador da Caixa, não deve ultrapassar de 5% segundo a norma, porém não consegui achar tal informação na mesma.

Agradeço a atenção!
Anexos
Tela de resultados
Tela de resultados
Tela.png (110.65 KiB) Exibido 5115 vezes
Filippo

Re: % de Outliers

Mensagem por Filippo »

Outliers normalmente devem ser excluídos da amostra, já que podem influenciar os resultados. Recomendo fazer uma análise das variáveis e verificar se não há inversão na equação/modelo. A definição na norma explica o outlier:

3.41 outlier: Ponto atípico, identificado como estranho à massa de dados, que, ao ser retirado, melhora a qualidade de ajustamento do modelo analisado.
Engenheiro Abi

Mensagem por Engenheiro Abi »

Boa tarde Filippo,

Agradeço a resposta, porém não concordo com a mesma, haja visto que para retirar um outlier deverá obedecer certos critérios, não simplesmente retira-los, principalmente quando o modelo está bem ajustado. Normalidade dos resíduos ok distancia de cook ok, aderência ok.

A minha questão maior não foi esclarecida.

"EXISTE UMA PORCENTAGEM MÁXIMA PERMITIDA DE OUTLIERS NO MODELO SEGUNDO A NORMA?"

NÃO CONSEGUI LOCALIZAR NA MESMA, PORÉM O COORDENADOR DA GIHAB AFIRMA QUE NÃO DEVE ULTRAPASSAR A 5%.
pelli
Site Admin

Mensagem por pelli »

A normalidade dos resíduos pressupõe uma distribuição normal cujos pontos característicos são: 68 - 90 - 95. Neste último intervalo (entre -1,96dp e +1,96dp) 95% dos dados estarão aí contidos. Estes dados são conhecidos como resíduos da regressão. Assim, outliers da regressão são dados normalmente encontrados na distribuição normal e representam 5% da totalidade de dados da amostra. Esta é a indicação da norma. A definição de outliers da regressão não inclui a afirmativa de que, se o dado for retirado, os resultados serão necessariamente mais consistentes.
Tadeu

Mensagem por Tadeu »

Pelli

Então quer dizer que se meu ultimo número da distribuição for por exemplo 98 eu posso ter até 3% de outliers no modelo ?
pelli
Site Admin

Mensagem por pelli »

Se apresentar 98, significa que 98% dos resíduos estão entre -1,96 e +1,96 dp. Por esta análise, muito simplista, está dentro da normalidade.
Responder