Página 1 de 2

Grau de fundamentação: Extrapolação

Enviado: Seg Set 15, 2014 9:38 am
por Eduardo Machado
Boa tarde,

Adquirimos o software Sisdea com vocês na semana passada, porém estamos com um pouco de dificuldade em operá-lo, pois fizemos o curso em 2.011 e não conseguimos vaga para este que teve no Ibape esta semana. Estamos tentando adaptar alguns laudos já realizados neste software e um dos requisitos da Norma (extrapolação) na conclusão do laudo não atinge o grau 1, poderiam nos dar uma luz.

Re: Grau de fundamentação: Extrapolação

Enviado: Ter Set 16, 2014 9:31 am
por pelli
Eduardo, você se refere ao grau de fundamentação ou precisão? Se for fundamentação, qual item não conseguir atingir o mínimo necessário?

Re: Grau de fundamentação: Extrapolação

Enviado: Ter Set 16, 2014 1:00 pm
por Eduardo Machado
Extrapolação Não admitida Admitida para apenas uma variável, desde que: a) as medidas das características do imóvel avaliando não sejam superiores a 100% do limite amostral superior, nem inferiores à metade do limite amostral inferior, b) o valor estimado não ultrapasse 15% do valor calculado no limite da fronteira amostral, para a referida variável "Admitida, desde que:
a) as medidas das características do imóvel avaliando não sejam superiores a
100 % do limite amostral superior, nem inferiores à metade do limite amostral inferior
b) o valor estimado não ultrapasse 20 % do valor calculado no limite da fronteira amostral, para as referidas variáveis, de per si e simultaneamente, e em módulo " 0

Re: Grau de fundamentação: Extrapolação

Enviado: Qua Out 08, 2014 4:50 pm
por pelli
A extrapolação diz respeito às características do imóvel avaliando. Se por exemplo, você coletou dados com área variando entre 100 e 200 m² então qualquer imóvel a ser avaliado dentre deste intervalo não é extrapolação. Fora deste intervalo, é necessário verificar o que a NBR 14653 diz a respeito: se o avaliando possui 210 então está extrapolando e aí os limites são 50 a 400m². Além disto, ainda precisa verificar o valor do imóvel para 200m² e 210m² para pode enquadrar o laudo de acordo com a fundamentação.

Re: Grau de fundamentação: Extrapolação

Enviado: Qui Abr 16, 2015 4:38 pm
por Gerri
Compramos 03 licenças do SIsDEA e conversando com meus colegas quanto a classificação do Grau de
Fundamentação, surgiu uma discussão do enquadramento da EXTRAPOLAÇÃO.

Na realidade não estamos conseguindo interpretar o que a normas quer dizer.

Você poderia esclarecer cada grau de enquadramento da EXTRAPOLAÇÃO? Se
possível exemplificar ou indicar alguma literatura que possa nos
esclarecer.

O que é"Limite Amostral Superior ou Inferior" das amostras? E limite da
"Fronteira Amostral"?

Vocês poderiam nos dar um exemplo prático quanto ao enquadramento da extrapolação?

Grato pela atenção,

Re: Grau de fundamentação: Extrapolação

Enviado: Qua Jul 01, 2015 10:28 am
por pelli
Se na minha amostra eu possuo dados de mercado onde a variável área esta no intervalo de 45 a 97, então a fronteira amostral é , para o limite inferior, de 45 e o limite superior de 97. Para grau III, não posso extrapolar. Ou seja, todos os imóveis a serem avaliados deverão estar no limite entre 45 e 97. Avaliar imóveis com áreas menores de 45 ou maiores de 97 não é permitido no Grau III, mas permitido no grau II ou I conforme o texto da NBR 14.653. Posso então avaliar um imóvel com área de 40 m², mas não no grau III, e sim no grau II, desde que o valor do imóvel não ultrapasse 15% do valor obtido para o imóvel na fronteira amostral que é de 45.

Re: Grau de fundamentação: Extrapolação

Enviado: Qui Mar 03, 2016 2:47 am
por Juventino Neto
Pelle,

Bastante didática sua explicação, mas estou com a seguinte dúvida:

Verificando as condições impostas na norma 14653-2, conclui-se que o atendimento ao item b, em que o valor estimado não pode ultrapassar 10% do valor calculado no limite da fronteira amostral, isso para o grau II se tratando de extrapolar apenas uma variável, Já para o grau I valor estimado não ultrapasse 10% do valor calculado no limite da fronteira amostral, para as referidas variáveis, simultaneamente. Porém como você explicou acima, e o relatório emitido pelo sisdea também segue a mesma linha de raciocínio, estipulam o valor de 15% para o grau II, e 20% para o grau I. Estou fazendo alguma interpretação equivocada ou a norma que estou usando está desatualizada ?

Re: Grau de fundamentação: Extrapolação

Enviado: Seg Mai 16, 2016 3:55 pm
por pelli
A versão atual da NBR 14653-2 é de 2011. Você está consultando a versão de 2004.

Re: Grau de fundamentação: Extrapolação

Enviado: Dom Mai 22, 2016 8:33 pm
por Rodrigo Aguiar
Boa noite!

Estou com uma duvida na extrapolação. Gostaria de saber onde consigo verificar no Sisdea, tipo passo a passo, como verificar a extrapolação.
obrigado

Re: Grau de fundamentação: Extrapolação

Enviado: Seg Mai 23, 2016 12:06 pm
por pelli
Ao projetar valores para o imóvel avaliando, você verá que para cada variável você terá a indicação dos limites mínimo e máximo.