Editando
Categoria:RNA
(seção)
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== 1.4.11 POLARIZAÇÃO E VARIÂNCIA == O ajuste da arquitetura das RNAs, com relação ao número de neurônios da camada intermediária, buscando evitar o overfitting ou o underfitting, conforme descrito de forma resumida na seção 3.4.9, tem sido caracterizado como o dilema entre a polarização e a variância (Braga, Carvalho e Ludemir 2003). RNAs com excesso de neurônios na camada intermediária tendem a ter uma maior variabilidade nas respostas (problema da variância), enquanto os modelos com um baixo número de neurônios possuem baixa variância, mas geram respostas polarizadas, ou seja, são direcionadas para determinados resultados (Braga, Carvalho e Ludemir 2003). Essas características das respostas obtidas nas saídas das RNAs são conflitantes, ou seja, a diminuição da polarização poderá levar a uma maior variância, bem como a diminuição da variância pode levar ao aumento da polarização. Para suavização do problema da variância nas saídas das RNAs, foi proposto a aplicação de algoritmos de bagging, que são métodos de geração de múltiplas versões de previsores e a utilização destes em uma árvore de decisão (Breiman 1994). O processo inicia-se pela divisão do conjunto de dados, aleatoriamente, em um conjunto de teste T e um de aprendizagem L, sendo o tamanho de L bem superior ao de T. São construídos então conjuntos de dados LB a partir do conjunto L utilizando-se de técnicas de amostragem. Os conjuntos LB, são utilizados para o treinamento das RNAs. O conjunto de teste T é aplicado ao comitê de RNAs e a média dos resultados destas é comparada ao esperado em T gerando o erro médio quadrático eB. O processo é repetido diversas vezes gerando um erro eB médio. O uso do bagging se torna atrativo quando se deseja projetar uma RNA cujo objetivo seja uma boa generalização (Haykin 2001), que é o caso da construção de RNAs para as avaliações em massa.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em Wiki da Pelli Sistemas Engenharia podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
PSWiki:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)
Menu de navegação
Ferramentas pessoais
Não autenticado(a)
Discussão
Contribuições
Crie uma conta
Entrar
Espaços nominais
Categoria
Discussão
português do Brasil
Visualizações
Ler
Editar
Ver histórico
Mais
Pesquisa
Navegação
Página principal
Mudanças recentes
Página aleatória
Ajuda do MediaWiki
Software
SisRenda Windows
SisDEA Windows
Ferramentas
Páginas afluentes
Mudanças relacionadas
Páginas especiais
Informações da página