Editando
Categoria:RNA
(seção)
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== 1.4.2 BREVE HISTÓRICO DAS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS == As primeiras pesquisas sobre RNAs tiveram início em 1943, com a publicação do artigo “A Logical Calculus of the Ideas Immanent in Nervous Activity”, de autoria de Warren McCulloch e Walter Pitts. Neste artigo, eles estabeleceram as bases da neurocomputação, desenvolvendo procedimentos matemáticos similares ao funcionamento dos neurônios biológicos. Esta contribuição teve um caráter estritamente conceitual, já que os autores não sugeriram aplicações práticas para o seu trabalho, e nem os sistemas propostos por eles tinham a capacidade de aprender. Em 1949, Donald Hebb deu um passo importante na história das RNAs, pois foi o primeiro a propor uma regra de modificação de pesos, criando um modelo de aprendizado. Hebb propôs que a conectividade do cérebro é continuadamente modificada conforme o organismo vai aprendendo tarefas funcionais diferentes e que agrupamentos neurais são criados por tais modificações. Nos anos 50 apareceram implementações de RNAs através de circuitos analógicos e, naquela época, acreditou-se que o caminho para o entendimento da inteligência humana havia sido descoberto. Nathaniel Rochester (1956) desenvolveu uma simulação em computador do neurônio de McCulloch & Pitts, com regra de treinamento Hebbiana. Frank Rosenblatt (1957) desenvolveu o Perceptron, que tinha como objetivo o reconhecimento de padrões ópticos (modelo da visão humana). Em 1958 Rosenblatt introduziu o primeiro modelo de rede neural artificial, estabelecendo a base para a Inteligência Artificial. Bernard Widrow desenvolveu um novo tipo de elemento de processamento de RNAs chamado de Adaline, equipado com uma poderosa lei de aprendizado e que, assim como o Perceptron, ainda possui aplicabilidade na atualidade. Fundou a primeira empresa de circuitos neurais digitais, a Memistor Corporation . Marvin Minsky escreveu o livro Perceptron, onde demonstrava as limitações da Inteligência Artificial. Em uma rigorosa análise matemática ficou comprovado o baixo poder computacional dos modelos neurais utilizados na época, levando as pesquisas neste campo a ficarem relegadas a poucos pesquisadores. Entre a década de 70 e início da década de 80, o período ficou conhecido como a “era perdida no campo de redes neurais artificiais”. Nos anos 80 o interesse pela área retornou, devido, em grande parte, ao surgimento de novos modelos de RNAs, como o proposto por John Hopfield e Teuvo Kohonen . Finalmente em 1986, David Rumelhart desenvolve o algoritmo de backpropagation, ou retropropagação do erro. Foi proposta a sua utilização para a aprendizagem de máquina, e ficou demonstrado como implementar o algoritmo em sistemas computacionais. Além disso, nesta mesma época, ocorreu o surgimento de computadores mais rápidos e poderosos, facilitando a implementação das RNAs. Os engenheiros da computação forneceram os artefatos que tornaram possíveis as aplicações da inteligência artificial.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em Wiki da Pelli Sistemas Engenharia podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
PSWiki:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)
Menu de navegação
Ferramentas pessoais
Não autenticado(a)
Discussão
Contribuições
Crie uma conta
Entrar
Espaços nominais
Categoria
Discussão
português do Brasil
Visualizações
Ler
Editar
Ver histórico
Mais
Pesquisa
Navegação
Página principal
Mudanças recentes
Página aleatória
Ajuda do MediaWiki
Software
SisRenda Windows
SisDEA Windows
Ferramentas
Páginas afluentes
Mudanças relacionadas
Páginas especiais
Informações da página