Editando
Categoria:Regressão Espacial
(seção)
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== MODELAGEM POR ECONOMETRIA ESPACIAL == Anselin (1998) afirma que existem dois tipos de efeitos que podem ser encontrados nos dados distribuídos espacialmente: o efeito de heterogeneidade espacial e o efeito de autocorrelação ou dependência espacial. O primeiro diz respeito à instabilidade dos parâmetros em relação à macro região em que se situam os dados e, na ausência de dependência espacial, podem ser tratados pela metodologia tradicional ou pelas RNAs; o segundo efeito diz respeito a uma interação espacial entre os dados, que pode afetar o termo de erro, a variável dependente ou ambos. Neste caso, a econometria espacial é capaz de realizar estimações seguras dos parâmetros do modelo. Os efeitos de autocorrelação espacial no termo erro devem ser tratados pelos Modelos de Erros Espaciais, através da inclusão de um fator de defasagem espacial nos erros aleatórios do modelo (3.1) e que será apresentado na seção 3.3.3, enquanto que os efeitos de dependência entre os preços de cada imóvel e os preços dos imóveis vizinhos devem ser tratados pelos Modelos de Defasagem Espacial, onde se inclui uma variável dependente espacialmente defasada, como variável explicativa no modelo (3.1), que será mostrado na seção 3.3.4. Existem duas maneiras de se diagnosticar a presença de efeitos de dependência espacial em uma amostra: pela análise gráfica do variograma ou utilizando-se testes estatísticos específicos como os testes de Moran I e os testes LM Robusto (erro) e LM Robusto (defasagem). No primeiro caso, a inferência espacial é realizada pelo processo denominado de Krigeagem , desenvolvido por Matheron (1965); no segundo caso, a modelagem espacial é realizada conforme a metodologia desenvolvida por Anselin (1988), que é apresentada a seguir e utilizada no estudo de caso desenvolvido no capítulo 4.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em Wiki da Pelli Sistemas Engenharia podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
PSWiki:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)
Menu de navegação
Ferramentas pessoais
Não autenticado(a)
Discussão
Contribuições
Crie uma conta
Entrar
Espaços nominais
Categoria
Discussão
português do Brasil
Visualizações
Ler
Editar
Ver histórico
Mais
Pesquisa
Navegação
Página principal
Mudanças recentes
Página aleatória
Ajuda do MediaWiki
Software
SisRenda Windows
SisDEA Windows
Ferramentas
Páginas afluentes
Mudanças relacionadas
Páginas especiais
Informações da página