Editando
Categoria:RNA
(seção)
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== 1.4.7 REDES NEURAIS DE MÚLTIPLAS CAMADAS – MLP == A definição da arquitetura de uma RNA tem sua importância na medida em que restringe o tipo de problema que pode ser tratado. Uma RNA formada por um único elemento processador simples (neurônio artificial), como o apresentado na FIGURA 3.3, está limitada a solução de problemas linearmente separáveis. Existem diversos parâmetros que fazem parte da definição da arquitetura da rede, tais como o número de camadas da rede, número de neurônios em cada camada, tipo de conexão e a topologia da rede (Braga, Carvalho e Ludemir 2000). Uma RNA é, portanto, formada por neurônios artificiais, onde cada neurônio possui capacidade limitada de processamento. Contudo, uma RNA, em função de sua arquitetura e topologia , pode apresentar boa capacidade computacional para a solução de problemas complexos. A FIGURA 3.4 representa uma RNA do tipo feed-forward, na qual cada neurônio executa uma função semelhante àquela da FIGURA 3.3. [[Arquivo:Figura3.4.jpg]] A estrutura apresentada possui quatro entradas x1, x2, x3, e x4 e um bias , uma saída y e quatro neurônios na camada intermediária. Esta estrutura é capaz de resolver problemas de regressão, classificação ou predição (Braga, Carvalho e Ludemir 2003). O número de entradas e saídas é em função da dimensão dos dados de entrada e saída, enquanto o número de neurônios nas camadas intermediárias depende da complexidade do problema, exigindo uma quantidade maior de neurônios para problemas mais complexos. Contudo, um número excessivo de neurônios na camada intermediária pode ter como conseqüência a obtenção de resultados indesejáveis, normalmente conhecidos como overfitting . As funções utilizadas para o cálculo de ativação geralmente são não-lineares para garantir a plena funcionalidade das RNAs com múltiplas camadas de neurônios. As funções mais utilizadas são as que possuem um formato sigmoidal, tais como a sigmóide, a tangente hiperbólica, seno, gaussiana, etc.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em Wiki da Pelli Sistemas Engenharia podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
PSWiki:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)
Menu de navegação
Ferramentas pessoais
Não autenticado(a)
Discussão
Contribuições
Crie uma conta
Entrar
Espaços nominais
Categoria
Discussão
português do Brasil
Visualizações
Ler
Editar
Ver histórico
Mais
Pesquisa
Navegação
Página principal
Mudanças recentes
Página aleatória
Ajuda do MediaWiki
Software
SisRenda Windows
SisDEA Windows
Ferramentas
Páginas afluentes
Mudanças relacionadas
Páginas especiais
Informações da página