Editando
Categoria:RNA
(seção)
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== 1.4.8 APRENDIZADO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS == As RNAs possuem a capacidade de aprender através da apresentação de exemplos. Os dados são apresentados nas entradas para que os parâmetros da RNA sejam ajustados de uma forma continuada, em função do processo de aprendizagem selecionado. Para um determinado conjunto de dados (por exemplo, uma amostra selecionada aleatóriamente no mercado imobiliário), o algoritmo de aprendizado deve ser responsável pela alteração dos parâmetros da rede, para que em um número finito de iterações, hava convergência para uma solução (Braga, Carvalho e Ludemir 2003). O critério de convergência será em função do algoritmo selecionado, existindo diversas implementações destes algoritmos. O objetivo do processo de aprendizado é a convergência para uma solução que será obtida através do ajuste do vetor de pesos w. De forma simplificada, o valor do vetor de pesos w na iteração n + 1 pode ser escrito como na função 3.12, [[Arquivo:3.12.jpg]] onde os algoritmos de aprendizado se diferem na maneira de obter o ajuste. Normalmente, estes algoritmos são classificados como aprendizado supervisionado, não supervisionado e aprendizado por reforço. No aprendizado supervisionado existe a presença de um professor ou supervisor, externo à rede, que tem a função de monitorar a resposta obtida para cada vetor de entrada. O conjunto de treinamento é formado por pares de dados de entrada e de saída (características dos imóveis da amostra e os preços coletados), onde se sabe, portanto, qual deve ser a resposta esperada da RNA. O ajuste de pesos é realizado de forma a obter na saída da rede o valor desejado para o imóvel, quando comparado com o preço praticado, dentro dos limites de tolerância inicialmente determinados. As RNAs do tipo MLP utilizam o aprendizado supervisionado. O aprendizado não-supervisionado, como o próprio nome sugere, difere do aprendizado supervisionado, pela inexistência do professor ou supervisor. O aprendizado por reforço pode ser considerado como um meio termo entre os aprendizados supervisionado e não-supervisionado. Maiores detalhes podem ser obtidos em Haykin 2001, Braga, Carvalho e Ludemir 2000, Braga, Carvalho e Ludemir 2003 e Kovács 2002.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em Wiki da Pelli Sistemas Engenharia podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
PSWiki:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)
Menu de navegação
Ferramentas pessoais
Não autenticado(a)
Discussão
Contribuições
Crie uma conta
Entrar
Espaços nominais
Categoria
Discussão
português do Brasil
Visualizações
Ler
Editar
Ver histórico
Mais
Pesquisa
Navegação
Página principal
Mudanças recentes
Página aleatória
Ajuda do MediaWiki
Software
SisRenda Windows
SisDEA Windows
Ferramentas
Páginas afluentes
Mudanças relacionadas
Páginas especiais
Informações da página