Categoria:Suporte

De Wiki da Pelli Sistemas Engenharia
Ir para navegação Ir para pesquisar

Habilitação com Plug USB

Os plug´s fornecidos com os softwares podem ser utilizados para habilitação em rede ou em uma única estação de trabalho (mono usuária). Os plug´s na cor azul ou vermelho são para utilização em rede de computadores e os de cor preta, branca ou marron para as estações mono usuárias, conforme as fotos abaixo:


Rede de computadores Monousuários
Plug Azul.jpg Plug Branco.jpg


Como proceder para instalar o plug em estação mono usuária

Para habilitar o software, você deve primeiro proceder à instalação do programa. Insira o CD de instalação do software ou faça o download em nossa homepage. Ao executar o programa de instalação esta deve iniciar automaticamente. Caso o programa de instalação não inicie automaticamente, execute o mesmo utilizando o Windows Explorer e acessando a pasta existente no CD ou o arquivo do download da pagina da Pelli Sistemas.

Ao iniciar o programa de instalação, você deve escolher a habilitação padrão, que já estará selecionada, conforme as imagens abaixo:

Instala001.jpg Instala003.jpg


Siga os passos indicados durante o processo de instalação até a finalização, quando será solicitada a reinicialização do computador. Após o computador reiniciar, insira o plug na porta específica - USB ou Paralela, conforme o plug do software que foi adquirido. O plug USB, na cor branca, preta ou marrom, possui uma luz indicativa de seu funcionamento (note que ela se acende). Execute o atalho do programa na área de trabalho do Windows. O programa deverá estar apto a funcionar adequadamente. A permanência do plug conectado ao computador implica no licenciamento do programa durante sua execução.

Como proceder para instalar o plug em rede de computadores - plug azul

Para habilitar o software em rede de computadores, você deve proceder à instalação do programa no servidor. O primeiro passo será configurar ou criar uma pasta compartilhada neste servidor. Esta pasta deve ter os atributos de leitura e gravação habilitados para todos os usuários que irão utilizar o software. Este procedimento é imprescindível para a habilitação nas estações clientes.

O plug em rede pode estar configurado para a habilitação de mais de um software. Por exemplo, caso você tenha adquirido uma licença em rede para os softwares SisPlanV e SisReN em um único plug, então a instalação da habilitação será efetuada apenas para um dos programas. Insira o CD de instalação do software no servidor da habilitação e a instalação deve iniciar automaticamente. Caso o programa de instalação não inicie automaticamente, execute o mesmo utilizando o Windows Explorer e acessando a pasta existente no CD. Durante o processo de instalação no servidor, você deve selecionar as opções conforme figura abaixo:

Instala001.jpg Instala004.jpg

Após a conclusão da instalação você deve reiniciar o computador servidor para que os driver's de leitura do plug sejam ativados. O plug azul irá acender.

Execute em seguida o programa instalado, acessando-o através do ícone criado na área de trabalho. Ao iniciar o programa, será apresentada a tela seguinte:
Instala005.jpg
Selecione a pasta compartilhada inicialmente. No exemplo ao lado a pasta Temp está compartilhada com acesso de leitura e gravação. Ao selecionar a pasta compartilhada que foi criada anteriormente, click em OK. Caso você não consiga localizar a pasta na lista apresentada abaixo, click em cancelar e faça a configuração posteriormente. O programa irá executar criando uma instância do PSERVER32, conforme figura abaixo:


Instala006.jpg Ícone do PSERVER32 em execução (primeiro ícone à esquerda)

O PSERVER32 é o programa que irá gerenciar a habilitação nos computadores clientes, instalados na rede. Click no ícone do PSERVER32 que você irá obter uma tela semelhante à tela abaixo:


Instala007.jpg

O PSERVER executando conforme figura ao lado indica que existem 5 habilitações ao Máximo e que ainda podem ser habilitados mais 4 computadores em rede.

Se o PSERVER32 for finalizado, todos os computadores conectados na rede não poderão mais utilizar os programas já instalados. Você pode também iniciar o PSERVER32 como um serviço no Windows NT, 2000, XP ou Vista. Para verificar como configurar o PSERVER32 como serviço, veja o folheto de instalação fornecido junto com o software.

Após instalar o programa no computador que será o servidor de rede, você deve proceder à instalação nos computadores clientes. No servidor, na pasta "programas" dos aplicativos instalados você encontra três arquivos:

Config.ini:

  • [Rede]
  • Servidor = 1
  • Cliente = 0

PSProt.ini:

  • [Pserv]
  • ActivateTcp=0
  • DirCompart=C:\Temp
  • [Options]
  • DisableHP=0

PServ.ini:

  • [Pserv]
  • DirCompart=C:\Temp
  • systray=1
  • ntservice=0
  • ActivateTcp=0


A chave "DirCompart=" irá indicar a pasta que foi compartilhada e que será informada posteriormente para as habilitações nos demais equipamentos, que serão configurados como clientes. Você pode alterar manualmente esta chave, caso não tenha conseguido localizar o computador na lista da rede apresentada na etapa anterior.

Ao iniciar o programa de instalação nos computadores clientes, você deve estar logado com a senha do usuário final, pois as configurações serão específicas para cada usuário. O usuário não precisa estar logado como administrador. Insira o CD de instalação no drive de CD e inicie a instalação. Durante o processo de instalação, escolha a opção conforme as imagens abaixo:

Após concluir a instalação, execute o programa através do ícone disponível na área de trabalho. Ao iniciar o programa na estação cliente, será solicitada a pasta compartilhada, conforme ilustra a imagem a seguir:

Ao selecionar a pasta compartilhada inicialmente, o programa estará pronto para ser executado.

Lembre-se que se você estiver instalando dois ou mais programas que possuem habilitação no mesmo plug em rede, então a configuração do servidor deverá ser executada apenas uma única vez. Você pode escolher por qual programa irá começar a instalação. Entretanto, nas estações clientes, você deve fazer a instalação individualizada para cada software.

A instalação da habilitação em rede de computadores irá criar dois arquivos de configuração, que possuem a extensão .ini. São eles:


Config.ini, que irá sinalizar se a instalação é de Cliente ou Servidor.

Pserve.ini (PSProt.ini), que indicará a pasta compartilhada e se o pserve32 será executado como serviço.


Caso ainda persistam dúvidas, consultar o manual de suporte técnico, fazendo o download aqui.

Desabilitação

A retirada do plug configura o processo de desabilitação. Se o plug for retirado durante o uso do programa, poderá haver perda de dados, pois o programa poderá encerrar automaticamente.

No momento, esta categoria não possui nenhuma página ou arquivo multimídia.