VARIÁVEL PROXY

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
Tairone Souza

VARIÁVEL PROXY

Mensagem por Tairone Souza »

Olá pessoal, estou iniciando minha aprendizagem com o software Sisdea e gostaria de uma orientação com relação a utilização da Variável Proxy.
Eu posso utilizar a Variável proxy como LOCALIZAÇÃO tendo como fonte o IBGE - Censo 2010? Por Exemplo, no último censo eles abordaram o rendimento mensal mediano dos domicílios particulares permanentes Por BAIRROS, conforme indicado em Anexo, de acordo com a legenda ficou distribuído da seguinte forma:

Cor Branca para Bairros de 2 a 3,9 Salários Mínimos
Cor Amarela para Bairros de 4 a 6,9 Salários Mínimos
Cor Laranja para Bairros de 7 a 9,9 Salários Mínimos
Cor Vermelha para Bairros de 10 a 14 Salários Mínimos

Eu poderia Criar uma Variável Proxy citando na descrição a fonte do IBGE utilizando os Valores:
1- Para Ruim 1- para Ruim
2- Para Regular OU 3- Para Regular
3- Para Boa 5- Para Boa
4- Para Excelente 7- Para Excelente

Me Ajudem, Desde já Agradeço.
Anexos
Imagem de Localização
Imagem de Localização
Localização.png (146.37 KiB) Exibido 4516 vezes
Gustavo Diniz

Re: VARIÁVEL PROXY

Mensagem por Gustavo Diniz »

Prezado,

Para utilizar uma variável proxy você precisa se apropriar de uma escala já existente. Porém, como você está se baseando em uma informação do IBGE para criar sua própria escala (ruim, regular, boa, excelente), a variável deverá ser classificada como códigos alocados. Nesse caso, a escala deve ser formada por números naturais, crescentes e consecutivos (1, 2, 3, 4...).

Para que a variável seja considerada proxy, você pode adotar o ponto médio da faixa de valores (por exemplo, 2,95 para a faixa de 2 a 3,9 salários mínimos) e atribuir esse valor aos imóveis localizados em bairros com essa faixa de renda.
Tairone Souza

Re: VARIÁVEL PROXY

Mensagem por Tairone Souza »

Muito Obrigado.
Responder