Cidade pequena - Poucos dados e muitos dados iguais

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
danieljardim

Cidade pequena - Poucos dados e muitos dados iguais

Mensagem por danieljardim »

Bom dia!

Estou com uma avaliação de uma cidade pequena, onde tenho poucos dados e muitos dados iguais. Utilizei o método Hoss-Heideck para transformar as variáveis acabamento, estado de conservação e idade em CUB depreciado. Pergunto:

1 - As áreas de terreno estão com uma significância muita alta no modelo, posso desativá-la e utilizar somente área construída e CUB depreciado?
2 - Essa tomada de decisão posso gerar invalidação do laudo?

Obrigado
Gustavo Diniz

Re: Cidade pequena - Poucos dados e muitos dados iguais

Mensagem por Gustavo Diniz »

A norma não especifica quais variáveis devem ser obrigatoriamente utilizadas. Porém, no caso da avaliação de casas, a área do terreno costuma ser muito importante e o ideal é tentar mantê-la no modelo.

Caso essa variável não esteja funcionando, sugiro que você entre em contato com o contratante para explicar a situação antes de dar prosseguimento ao trabalho.

Agora, se o objetivo do laudo for o credenciamento em algum banco público, recomendo fortemente que a variável área do terreno seja utilizada.

Uma alternativa caso não seja possível utilizar o método comparativo é utilizar o método evolutivo, avaliando o terreno pelo método comparativo e as benfeitorias pelo método da quantificação do custo.
Responder