Coeficiente de Determinação e Coeficiente de Correlação

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
rafaelcosta

Coeficiente de Determinação e Coeficiente de Correlação

Mensagem por rafaelcosta »

Qual o valor mínimo para o coeficiente de "Determinação"?

No arquivo em anexo eu tenho o coeficiente de correlação em 0,8237 (acima dos 0,75 conforme norma), porém não consegui achar nada escrito sobre o determinação que aparece como 0,67.
Anexos
avaliação.jpg
avaliação.jpg (82.67 KiB) Exibido 6021 vezes
Gustavo Diniz

Re: Coeficiente de Determinação e Coeficiente de Correlação

Mensagem por Gustavo Diniz »

A norma não exige um valor mínimo para os coeficientes de determinação ou correlação. Entretanto, a prática é evitar modelos com coeficiente de correlação abaixo de 0,75.

Como o coeficiente de determinação é igual ao coeficiente de correlação elevado ao quadrado, não faz sentido definirmos um valor recomendado para esse coeficiente, uma vez que, se o coeficiente de correlação atender ao mínimo recomendado, o coeficiente de determinação também atenderá.
rafaelcosta

Mensagem por rafaelcosta »

Nesse caso então, posso considerar que o valor de 0,82 é admissível e o laudo pode ser utilizado?
Gustavo Diniz

Sim. Se todos os outros parâmetros exigidos pela norma tiverem sido atendidos, o modelo poderá ser utilizado.
Vítor

Mensagem por Vítor »

Gustavo Diniz escreveu: Qua Ago 26, 2020 2:28 pm A norma não exige um valor mínimo para os coeficientes de determinação ou correlação. Entretanto, a prática é evitar modelos com coeficiente de correlação abaixo de 0,75.

Como o coeficiente de determinação é igual ao coeficiente de correlação elevado ao quadrado, não faz sentido definirmos um valor recomendado para esse coeficiente, uma vez que, se o coeficiente de correlação atender ao mínimo recomendado, o coeficiente de determinação também atenderá.
Gustavo,

Na norma não consegui encontrar algo que informe afim de evitar coeficientes abaixo de 0,75.

Qual o motivo deste limite ? consegue me mostrar por gentileza aonde ela diz isso ? verifiquei o item A.2.2.5.2 que é o que cita algo com relação a 0,8.

Muito obrigado
Gustavo Diniz

Como eu disse, a norma não faz essa exigência para que o coeficiente de correlação seja superior a 0,75. Esse valor é uma recomendação, uma referência utilizada na grande maioria dos trabalhos de avaliação.
Vítor

Mensagem por Vítor »

Perfeito, muito obrigado!
Responder