operar variáveis + -

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
DANIELLE

operar variáveis + -

Mensagem por DANIELLE »

Boa tarde,

Considerando a variável dependente Valor unitário e para a variável independente Área total, gostaria de entender como trabalhar com os sinais (+, -) nas restrições impostas ao regressor.
De acordo com a apostila do curso, a área aumenta, o valor/m² deve diminuir, sendo assim, o sinal para a variável independente Área deve ser + (positivo) e para a variável dependente Valor unitário deve ser - (negativo)? Ou para as duas variáveis o sinal deve ser negativo?

Obrigada.
pelli
Site Admin

Re: operar variáveis + -

Mensagem por pelli »

O sinal deve ser considerado para cada uma das variáveis independentes e no seu caso somente a Área. Como área e preços unitários possuem sentido de correlação negativo, então o sinal para área deve ser negativo. A coluna restrição, em frente à variável dependente, indica o sinal para o intercepto (a do modelo de regressão y=a+bx), que deve ser positivo.
DANIELLE

Mensagem por DANIELLE »

Desculpe mas ainda estou confundindo essa questão da correlação. Continuando essa mesma pergunta, se for considerado para o modelo a variável dependente Valor unitário, uma variável independente Área total, outra variável independente dicotomica localização (1 para melhor localização e 2 para pior localização) e variável independente quantitativa, número de vagas de garagem. Como seria os sentidos de correlação e seus respectivos sinais na coluna restrição? Obrigada!
pelli
Site Admin

Mensagem por pelli »

Variável dependente: Valor unitário (y);

Variáveis independentes: Área total(x1), localização (x2) (1 para melhor localização e 2 para pior localização) e número de vagas de garagem(x3);

Modelo de regressão: y = a + b1x1 + b2x2 + b3x3.

Restriçoes:

a>0; b1<0; b2<0; b>0.
DANIELLE

Mensagem por DANIELLE »

Obrigada! Acho que eu estou fazendo alguma coisa de errado, pois meu gráfico de valor unitário x área total está ficando invertido, crescente, o valor unitário está crescendo a medida que a área total aumenta. E na função estimativa a variável área total está em vermelho, o que será que estou fazendo de errado?
Responder