Resíduos das Variáveis
-
Resíduos das Variáveis
No SisDea onde eu posso ver a distribuição dos resíduos das variáveis do modelo?
Re: Resíduos das Variáveis
O nome de resíduos das variáveis é impróprio para uso na regressão. O que efetivamente este módulo ajuda é na identificação de dados discrepantes para as variáveis. Na estatística este processo é conhecido como calibragem. Assim, no SisDEA esta opção irá aparecer na Aba Variáveis, como calibragem de modelos lineares. Por enquanto, você pode mandar calcular o modelo utilizando como variável dependente a variável independente que deseja estudar e analisar os "resíduos da variável".
-
Caro Engo. Pelli o que estou querendo mesmo é identificar os dados discrepantes em cada variável. No SisRen eu consigo obter os "resíduos das variáveis" na aba variáveis e depois em resíduos relativos, já no SisDea esta opção aparece, então como fazer a calibragem do modelo se eu não sei o comportamento de cada variável. Existe alguma função onde posso analisar esse comportamento mais imediado? obrigado.
Fábio,
Se você acessar as opções de calculo e colocar a variável independente como variável dependente, você poderá fazer esta análise e será mais completa que no SisReN. Mas estarei incluindo um módulo de calibragem com opção no SisDEA para auxiliar identificar mais rapidamente os dados discrepantes para as variáveis independentes.
Se você acessar as opções de calculo e colocar a variável independente como variável dependente, você poderá fazer esta análise e será mais completa que no SisReN. Mas estarei incluindo um módulo de calibragem com opção no SisDEA para auxiliar identificar mais rapidamente os dados discrepantes para as variáveis independentes.