Resíduos das Variáveis

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
Fabio Bonfim

Resíduos das Variáveis

Mensagem por Fabio Bonfim »

No SisDea onde eu posso ver a distribuição dos resíduos das variáveis do modelo?
pelli
Site Admin

Re: Resíduos das Variáveis

Mensagem por pelli »

O nome de resíduos das variáveis é impróprio para uso na regressão. O que efetivamente este módulo ajuda é na identificação de dados discrepantes para as variáveis. Na estatística este processo é conhecido como calibragem. Assim, no SisDEA esta opção irá aparecer na Aba Variáveis, como calibragem de modelos lineares. Por enquanto, você pode mandar calcular o modelo utilizando como variável dependente a variável independente que deseja estudar e analisar os "resíduos da variável".
Fabio Bonfim

Mensagem por Fabio Bonfim »

Caro Engo. Pelli o que estou querendo mesmo é identificar os dados discrepantes em cada variável. No SisRen eu consigo obter os "resíduos das variáveis" na aba variáveis e depois em resíduos relativos, já no SisDea esta opção aparece, então como fazer a calibragem do modelo se eu não sei o comportamento de cada variável. Existe alguma função onde posso analisar esse comportamento mais imediado? obrigado.
pelli
Site Admin

Mensagem por pelli »

Fábio,

Se você acessar as opções de calculo e colocar a variável independente como variável dependente, você poderá fazer esta análise e será mais completa que no SisReN. Mas estarei incluindo um módulo de calibragem com opção no SisDEA para auxiliar identificar mais rapidamente os dados discrepantes para as variáveis independentes.
Responder