Bom dia!
Gentileza informar o procedimento correto para considerar a necessária redução de valor qdo o modelo considera somente amostras de OFERTA:
Devo considerar campo de arbítrio ( levando em conta o valor Q reflita o valor de mercado ou existe recomendação de redução de 10%?)
Qdo um modelo considera só amostras de OFERTA e estatisticamente não é possível considerar a variável que agrega valor ao imóvel , posso não utilizar campo de arbítrio e considerar que -10% seriam para considerar os valores de oferta e +10% para compensar a variável que agregaria valor? Ou seja, não alterar o valor obtido no modelo ( dessa forma, o valor de mercado estaria bem representado).
Obrigada!
Amostras - oferta
Re: Amostras - oferta
Suponha que você tenha coletado somente dados de oferta. Quando for projetar o valor do imóvel avaliando, o valor médio representa o valor mais provável que o imóvel será ofertado. E o que desejemos é o valor de venda. Assim, você pode lançar mão do campo de arbítrio, que lhe permite um deslocamento para baixo em até 15%.
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: Qui Jun 23, 2016 8:56 pm
Re: Amostras - oferta
Obrigada pela resposta! Mas havia outra pergunta. O exemplo Q dei considera amostras so de oferta e uma variável que agregaria valor mas que não foi considerada. Gostaria de saber se poderia manter o valor médio ( -10% para compensar amostras de oferta e +10% para compensar a variável (não considerada) que agregaria valor. Dessa forma, o valor seria representativo do mercado.
Obrigada
Obrigada
Re: Amostras - oferta
Sim, você pode utilizar mais do que uma singularidade. Se um item aumenta em 10% e outro diminui em 10% então, ao final, o valor estimado no campo de arbítrio será igual ao valor médio. A diferença é que você deve incluir estas informações no laudo de avaliação.