Dúvida sobre Correlações

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
TBM ENGENHARIA

Dúvida sobre Correlações

Mensagem por TBM ENGENHARIA »

Boa noite.
Sou usuário do Sisdea.
Na Aba > Ferramentas > Correlações, as Variáveis Independentes (X), o valor não pode ultrapassar de 0,8 ou 80%, mas a dúvida é sobre a Variável Dependente (Y) na Correlação. É aceitável quando o valor ultrapassar 0,8 ou 80%?
Teria problema se o valor passar de 80% ou 0,8 na Variável dependente (Y), sendo que fica destacado de vermelho no programa.
É correto ou não? Usar a equação quando fica vermelho na variável Y?

Desde já agradeço a atenção.
OBRIGADO

Eng. Thiago
pelli
Site Admin

Re: Dúvida sobre Correlações

Mensagem por pelli »

Thiago,

Quando o coeficiente de correlação for superior a 0,8 este fica em vermelho indicando que existe forte correlação entre as variáveis selecionadas para análise. Entretanto, para enquadramento na NBR 14.653, você deve observar as correlações entre as variáveis independentes (x), com especial atenção para valores acima de 0,80. No caso das variáveis dependentes (y), quanto maior o coeficiente de correlação, mais correlacionada esta variável está com a variável dependente, não requerendo nenhuma ação por parte do avaliador ou impedimento de uso do modelo.
JOSIMA5

Mensagem por JOSIMA5 »

À

Pelli

Bom dia, fiquei com Dúvida em relação a correlação. Até o momento eu sempre deixei as correlações das variáveis independentes(x) e dependente(y) abaixo de 0,80. Ao pesquisar sobre o assunto encontrei este fórum, a qual surgiu a seguinte dúvida:

Por exemplo, no meu modelo a variável dependente (y) Valor unitário está com uma correlação forte com a variável independente(x) Padrão construtivo. Então neste caso segundo a NBR 14.653, não teria impedimento de utilizar o modelo.
Anexos
correlação
correlação
correlação.PNG (88.26 KiB) Exibido 4785 vezes
JOSIMA5

Mensagem por JOSIMA5 »

À

Pelli

Fiquei com dúvida em relação a correlação, sempre procurei deixar ambas as variáveis abaixo de 0,80.
Ao analisar esse fórum fiquei com dúvida na seguinte situação:

No meu modelo a variável Dependente (y) Valor unitário, possui uma correlação forte com a variável independente(x) Padrão construtivo. O modelo poderia ser aceito conforme a NBR 14.653, estando assim.
Anexos
correlação
correlação
correlação.PNG (88.26 KiB) Exibido 4785 vezes
pelli
Site Admin

Mensagem por pelli »

Entre uma variável independente e a dependente, não existe restrição quanto ao coeficiente de correlação parcial. A colinearidade poderá estar presente entre variáveis independentes.
Responder