Variável área

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
luciana.cristian

Variável área

Mensagem por luciana.cristian »

Boa tarde, professor.

Sou engenheira de um órgão público e estamos fazendo muitas locações, tenho algumas dúvidas em relação a elaboração de laudos de avaliação. Veja se pode me ajudar, por favor.

No chamamento público indicamos quais bairros podem apresentar proposta, a dúvida é: faço o laudo com dados de todos os bairros ou faço apenas com dados do bairro escolhido?

Outra questão: a variável área, sempre deve dar valor negativo? Ou existe alguma explicação para que a mesma dê positivo. Pois estou com alguns modelos que a variável área está dando positiva (ou seja quatro maior a área, maior será o valor do m2, me corrija se estou errada).

Desde já agradeço a atenção dispensada.
pelli
Site Admin

Re: Variável área

Mensagem por pelli »

Luciana,

Teoricamente, o valor estimado deve ser o mesmo independente de você escolher trabalhar somente com os dados de um bairro ou com dados de todos os bairros, pois o modelo deverá contemplar as diferenças de preços em relação a diferentes localizações. Mas na prática, a amostra sempre apresenta algum viés e por este motivo aconselho, sempre que possível, trabalhar com dados mais assemelhados. Entretanto, restringir a escolha de dados por bairro pode inviabilizar o trabalho, pois as localizações nas malhas urbanas não são necessariamente divididas pelas linhas geográficas de bairros. Vai depender de cada local.

A princípio, quanto maior a área, menor o preço por metro quadrado. Ou seja, quanto mais área estiver sendo comprada, menor o preço por unidade que o comprador deseja pagar. Problemas de colinearidade podem inverter esta variável.
luciana.cristian

Re: Variável área

Mensagem por luciana.cristian »

Obrigada pela atenção
Responder