Prof. Pelli, boa noite, tudo bem?
Pelo que vi, o Geoda não permite eu especificar uma distância mínima para considerar dados amostrais de mesma coordenada como elementos diferentes (e distância diferente de zero), tal como há no SISPLAN. É isso mesmo? No curso em SP, você comentou que a opção "Threshold distance" é calculada de tal forma que cada dado tenha pelo menos um vizinho.
Haveria possibilidade de se contornar essa suposta limitação, editando-se o arquivo de matriz de peso?
Obrigado e abraços!
Criação da matriz de pesos no GEODA
-
Criação da matriz de pesos no GEODA
- Anexos
-
- Opções de criação da matriz de peso
- geoda.jpg (85.22 KiB) Exibido 5929 vezes
Re: Criação da matriz de pesos no GEODA
Augusto,
A matriz de vizinhança gerada tem a extensão .gwt. Você pode editar esta matriz utilizando um editor de texto, como o Notepad ou mesmo o MS Excel. A matriz incialmente gerada tem os atributos citados por você na mensagem.
Este trabalho acaba sendo manual, mas como havia informado, estou juntando as ferramentas do Geoda e SisPlanV para gerenciar melhor esta matriz de pesos.
A matriz de vizinhança gerada tem a extensão .gwt. Você pode editar esta matriz utilizando um editor de texto, como o Notepad ou mesmo o MS Excel. A matriz incialmente gerada tem os atributos citados por você na mensagem.
Este trabalho acaba sendo manual, mas como havia informado, estou juntando as ferramentas do Geoda e SisPlanV para gerenciar melhor esta matriz de pesos.
-
Prof. Pelli, deu certo. Substitui os 0 por 3, tomando o cuidado de selecionar a tabulação anterior ao número...
Abraços,
Augusto
Abraços,
Augusto
- Anexos
-
- Notepad++
- substituição 0.jpg (60.22 KiB) Exibido 5925 vezes
Legal, é isto mesmo. Embora o arquivo possua a extensão gwt ele é um arquivo texto, o que facilita a edição. Vou adotar este tipo de arquivo no SisPlanV.
Depois de testar as possibilidades do ajuste da matriz de vizinhança, nos diga sobre os resultados.
Sds
Pelli
Depois de testar as possibilidades do ajuste da matriz de vizinhança, nos diga sobre os resultados.
Sds
Pelli