Olá Professor.
1ª DÚVIDA:
Na NBR 14.653 2, diz:
9.2.1.6.1
No caso de amostras homogêneas7, será adotada a Tabela 1, com as seguintes particularidades:
a) serão admitidos os itens 3 e 4 apenas no Grau III, de forma a ficar caracterizada a homogeneidade;
b) será atribuído o Grau III para os itens 5 e 6, por ser nulo o modelo de regressão.
A interpretação sobre esse conteúdo na norma é que se as amostras forem homogêneas, para atingir o GRAU III preciso apenas que de atender o os itens 3 e 4 da TABELA 1? Ou seja, atendendo esses dois itens, posso trabalhar com menor grau para o número de variáveis, GRAU I - 3 (k + 1)?
2ª DÚVIDA:
Estou avaliando uma loja e na minha região, diante das pesquisas para colheita de dados tem algumas lojas-galpões. Pode identificar como loja, até porque realmente é vendida como loja, ou galpão é galpão e loja é loja? Entra como homogeneidade entre elas?
3ª DÚVIDA:
Caso todos os dados colhidos estejam em um único bairro (centro), e o bem avaliando em um bairro distinto,
quais variáveis independentes me sugere além da variável dependente (área total) e variável independente (valor unitário)?
4ª DÚVIDA:
Quando se diz distância do polo valorizante ou desvalorizante,
o "POLO" seria o bem avaliando ou o local da cidade mais valorizado?
Aguardo,
Desde já, grato pelas informações até agora repassadas!
NBR 14.653-2, Homogeneidade, Variável Indep. e Polo Valoriz.
-
Re: NBR 14.653-2, Homogeneidade, Variável Indep. e Polo Valo
1º - a avaliação segue o curso normal, apenas que os itens 3 e 4 deverão se enquadrados no grau III e os 5 e 6, por serem imóveis homogêneos e as variáveis não são significativas, então o grau já fica definido em grau III. Os itens 1 e 2 são pontuados normalmente.
2º - são tipologias tratadas separadamente pois o terreno, no caso de galpões, entra na formação do preço e a loja em condomínio não possui esta característica. Mas cada caso é um caso ...
3º - é uma questão de extrapolação. Você está extrapolando a localização e não tem a ver com outras características.
4º - polo é qualquer ponto atrativo ou ponto desvalorizante ... centro comercial .. favela ... mar ...
2º - são tipologias tratadas separadamente pois o terreno, no caso de galpões, entra na formação do preço e a loja em condomínio não possui esta característica. Mas cada caso é um caso ...
3º - é uma questão de extrapolação. Você está extrapolando a localização e não tem a ver com outras características.
4º - polo é qualquer ponto atrativo ou ponto desvalorizante ... centro comercial .. favela ... mar ...
-
3º - Para melhor entendimento, esclareça melhor a resposta, por favor, professor. No caso não tem como, ou qual variável me sugere usar? Eu não tenho dados no bairro do bem avaliando, por isso preciso de um jeito.
Julieferson, boa tarde.Julieferson Freitas escreveu:3º - Para melhor entendimento, esclareça melhor a resposta, por favor, professor. No caso não tem como, ou qual variável me sugere usar? Eu não tenho dados no bairro do bem avaliando, por isso preciso de um jeito.
uma sugestão é utilizar a variável independente (proxy) "renda por bairro IBGE" utilizando dados de rendas das regiões envolvidas em sua avaliação. Tais dados podem ser obtidos no sistema sidra do site IBGE.