Página 1 de 1
"t de Student" e "F de Snedecor"
Enviado: Qua Ago 19, 2015 11:08 am
por Lucas
Bom dia.
Estou começando a usar o SisDEA para avaliação de imóveis urbanos e gostaria de saber acerca dos testes para validação dos fatores "t de Student" e "F de Snedecor".
A significância que o programa calcula, tanto para os regressores como para o modelo, é a menor significância possível para satisfazer a condição que t calculado > t tabelado e F calculado > F tabelado. Ou seja, para a significância calculada pelo software esta condição é atendida e basta eu analisar se a significância está atendendo ao meu grau de fundamentação? Ou não há ligação da significância calculada com a condição imposta para a rejeição da hipótese nula e, além de analisar a significância para o grau de fundamentação, eu ainda preciso analisar os fatores "F" e "t" calculados para saber se são maiores que os tabelados?
Obrigado.
Re: "t de Student" e "F de Snedecor"
Enviado: Qua Ago 19, 2015 12:20 pm
por pelli
Os valores de t e F tabelados são para as significâncias dos testes estatísticos que a NBR 14653 exige para o enquadramento do laudo nos graus de fundamentação (Itens 5 e 6 da tabela de fundamentação). Os valores calculados pelos nossos softwares, referentes ao t e ao F, são utilizados para o calculo da significância de cada um destes testes estatísticos. Assim, se a significância for igual ou menor do que a tabelada para o grau de fundamentação desejado, você não precisa da informação de qual seria o valor do t e do F para os limites impostos pela NBR para cada grau de fundamentação. Vamos supor que para uma determinada variável o valor do t=4,30 e a sig=0,20%. Neste caso, para esta variável o enquadramento é para o Grau III. O que você está perguntando é se necessito saber qual seria o valor do t para que a significância fosse igual a 10%. Esta informação, para efeito de enquadramento do trabalho, não acrescenta em nada.
Re: "t de Student" e "F de Snedecor"
Enviado: Qui Ago 20, 2015 4:25 pm
por Lucas
Meu questionamento é sobre o teste de rejeição da hipótese nula para validação do modelo.
Para a regressão, a hipótese nula (o mercado deve ser explicado por uma reta horizontal) é rejeitada se F calculado > F tabelado. Para as variáveis, a hipótese nula (o parâmetro não é significante) é rejeitada se t calculado > t tabelado.
O programa faz esta análise?
Re: "t de Student" e "F de Snedecor"
Enviado: Ter Ago 25, 2015 10:53 am
por pelli
Sim, conforme já exemplifiquei na resposta anterior.
Re: "t de Student" e "F de Snedecor"
Enviado: Ter Mar 01, 2016 11:54 am
por vittorio
Pelli, bom dia!
Com relação ao item 5 da tabela de fundamentação, onde ele é observado no programa, por acaso é na coluna da Significância (ao lado do t calculado)?
Caso sim, os valores de 10%, 20% e 30% seriam encontrados com a soma de toda essa coluna, ou caso apenas uma das variáveis esteja acima de determinado percentual já é o suficiente para enquadrá-la no respectivo grau ?
Obrigado!
Re: "t de Student" e "F de Snedecor"
Enviado: Seg Mai 16, 2016 11:34 am
por André Rocha
Pelli,
Gostaria de saber o que representa o sinal do "t calculado".
Exemplo:
Tenho uma variável tempo que deveria ser negativa, a relação apresenta-se negativa mas o "t calculado " apresenta-se positivo e vejo que, apesar do valor unitário calculo diminuir como esperado o gráfico regressor ou estimado apresentado fica invertido.
A aba de significância que fica ao lado da aba do "t calculado" representa a significância por variável, para o item 5 da fundamentação. Ou seja, deve ser analisada por variável, se uma das suas variáveis apresentar uma significância de 23%, o item 5 da tabela para o Grau de Fundamentação já estará enquadrado no Grau I.
Atenciosamente,
André Rocha
Re: "t de Student" e "F de Snedecor"
Enviado: Seg Mai 16, 2016 3:52 pm
por pelli
Existe completa relação entre o t calculado e a significância. Para o t os valores são em % e para o f em valores nominas. Assim, uma significância de 2,34 indica que o grau de fundamentação é III pois o limite é 5% e o resultado aponta para 2,34%. Um valor para o f de 0,01 indica 1% e pode ser enquadrado no Grau III.