Distribuição dos resíduos fora do padrão

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
LULUANTUNES
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Ago 26, 2015 6:17 pm

Distribuição dos resíduos fora do padrão

Mensagem por LULUANTUNES »

Gostaria de confirmar qual é o padrao aceitável de distribuicao de residuos, pois o que tenho nas minhas anotações é que tem que ser acima de 75.
E na Caixa foi me solicitado um revisionamento falando que a distribuição dos resíduos está fora do padrão considerado aceitável.
No meu caso deu 81-100-100, o que entendo que é aceitável.
Desde já agradeço e aguardo retorno.
LUCIANA
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Distribuição dos resíduos fora do padrão

Mensagem por pelli »

A NBR 14.653-2 no Anexo A cita explicitamente três pontos da curva normal: 68, 90 e 95. Você deve observar esta distribuição e comparar com a distribuição dos resíduos. Quanto mais próximo da distribuição normal, melhor. O que deve ser acima de 75 é, talvez, o coeficiente de correlação entre as variáveis independentes e a variável dependente. Mas a NBR 14653 não cita este valor para esta análise.
vittorio
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Abr 03, 2015 11:17 pm

Re: Distribuição dos resíduos fora do padrão

Mensagem por vittorio »

Boa noite!
Aproveitando o topico ...

Suponha que a distribuição de resíduos nao esteja próximo a distribuição normal ... o que posso fazer para melhora la? Por exemplo, aumentar o numero de amostras?
Grato
Juliana Araujo
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Out 29, 2014 8:05 am

Re: Distribuição dos resíduos fora do padrão

Mensagem por Juliana Araujo »

Prezado Pelli,

ainda dentro do tópico distribuiçao de resíduos, na apostila fornecida no curso de Engenharia de Avaliaçao imobiliária, módulo básico, no campo "Roteiro de Análise - Distribuição de Resíduos, você informa os parâmetros exigidos pela NBR [68,90,95] e sugere [66 a 74, 85 a 95, 95 a 100] indicando para os limites pequenas diferenças Gostaria de entender porque podemos aceitar esses valores, apesar de não estarem explícitos na NBR

att,

Juliana
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Distribuição dos resíduos fora do padrão

Mensagem por pelli »

Juliana, o que a NBR impõe é uma análise dos resíduos buscando identificar a presença da normalidade. Neste casos, 68-90-95. O que você está vendo como intervalos são sugestões do que você vai encontrar no seu dia-a-dia da avaliação e são parâmetros aceitáveis. Para obter exatamente a distribuição normal, você vai precisar de uma amostra aleatória com mais de 30 elementos, o que será quase impossível de ser obtido.
castilhoeng
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Ago 11, 2020 3:53 pm

Re: Distribuição dos resíduos fora do padrão

Mensagem por castilhoeng »

Olá, Pelli.

Ressucitando um pouco o tópico, gostaria de saber se uma Dist. Residuos a 75 - 96 - 100, seria aceitável para habilitação de atividade junto a Caixa. Bate bem na trave do limite de 74 - 95 - 100 que o senhor sugere em seu material.

Caso não seja aceitável, gostaria de saber como baixar esses números, uma vez que esta é a menor variação que consegui.

Grato.
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Distribuição dos resíduos fora do padrão

Mensagem por Gustavo Diniz »

Para fins de credenciamento o ideal é apresentar uma distribuição de resíduos um pouco mais próxima da curva normal. Para melhorar essa distribuição pode ser necessário incluir mais dados ao modelo. Amostras com mais de 30 dados tendem a se aproximar melhor da curva normal no que diz respeito à distribuição dos resíduos.
castilhoeng
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Ago 11, 2020 3:53 pm

Re: Distribuição dos resíduos fora do padrão

Mensagem por castilhoeng »

O modelo utilizado tem 36 dados, sendo 29 efetivamente utilizados.
Está complicado acrescentar novos dados por conta da resposta que o modelo vem tendo, principalmente frente ao imóvel avaliando.
Não sei se continuo tentando, uma vez que o prazo está se esgotando, ou se arrisco manter essa curva 75-96-100.
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Distribuição dos resíduos fora do padrão

Mensagem por Gustavo Diniz »

A distribuição do seu modelo poderá ou não ser questionada, dependendo do rigor do profissional responsável por avaliar seu trabalho. Vá testando o comportamento do modelo ao habilitar ou desabilitar alguns dados e veja se a distribuição melhora.
castilhoeng
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Ago 11, 2020 3:53 pm

Re: Distribuição dos resíduos fora do padrão

Mensagem por castilhoeng »

Acabei precisando tirar 1 dado para atender a micronumerosidade, e ao tirar a curva foi para o padrão normal.
Obrigado pela atenção!
Responder