Página 1 de 1

Ponots Max/Min RL

Enviado: Qui Abr 02, 2020 4:01 pm
por junin.silva11
Boa tarde, o meu modelo esta apresentando a curva de pontos max e min ascendente na total e descendente na unitario, gostaria de saber se está correta esta formação ou o que esta na imagem se forma uma parábola ou inflexão, e se posso usar o modelo desta forma. Se estiver errado, como faço para melhorar o gráfico? Somente area privativa (ln(x)) e padrao construtivo (1/x) estao na forma transformada.

Re: Ponots Max/Min RL

Enviado: Qui Abr 02, 2020 5:17 pm
por Gustavo Diniz
O sentido de crescimento das curvas está correto. O valor total aumenta com o aumento da área e o valor unitário diminui com o aumento da área.
As suas curvas não apresentam ponto de inflexão e por isso o modelo pode ser utilizado.

Re: Ponots Max/Min RL

Enviado: Sáb Mar 05, 2022 12:56 pm
por vitorcabero
Boa tarde. Se algum dos gráficos possuísse inflexão, poderia ser utilizado o modelo apenas do ponto de inflexão em diante ou deve ser descartado todo modelo?

Re: Ponots Max/Min RL

Enviado: Seg Mar 07, 2022 3:38 pm
por Gustavo Diniz
O modelo não deve ser utilizado com pontos de inflexão. Geralmente a mudança nas transformações já é suficiente para solucionar o problema. Faça uma análise de quais combinações de transformações geram pontos de máximo/mínimo e tente evitá-las.

Por exemplo, se a área está transformada pela função inversa (1/x) e o preço está transformado pela função logarítmica (Ln(y)), a presença de pontos de máximo ou mínimo pode ser corrigida se você alterar a transformação de uma ou das duas variáveis.

Re: Ponots Max/Min RL

Enviado: Seg Mar 07, 2022 4:49 pm
por vitorcabero
Apenas como exemplo, no gráfico abaixo como eu deveria proceder? Posso justificar por uma característica do Mercado?
https://ibb.co/Kbncxj0

Re: Ponots Max/Min RL

Enviado: Ter Mar 08, 2022 10:21 am
por Gustavo Diniz
No caso desse gráfico você deve refazer o modelo, pois ele está ao contrário das premissas básicas do mercado, ou seja, que o valor total de um imóvel é diretamente proporcional à sua área.

Provavelmente você deixou de considerar alguma característica importante que explica o motivo dos dados com menor área possuírem maior valor total. Será necessário analisar os dados e identificar quais características não consideradas no modelo podem contribuir para corrigir o problema do modelo, por exemplo: localização, tipo de uso (comercial, residencial, industrial), potencial construtivo (no caso de terreno), dentre outras.