Página 1 de 1

Correlações

Enviado: Seg Jun 08, 2015 12:13 pm
por wilian oliveira
Bom dia!

As correlações nas isoladas e influência, acima de 0,80 estão erradas? Para modelo simplificado ou completo é aceito ou não?
Você tem uma dica para abaixar o valor dessas correlações?

Re: Correlações

Enviado: Qua Jun 10, 2015 12:29 pm
por pelli
A NBR 14653-2, no Anexo A, considera valores acima de 0,80 para as correlações entre variáveis independentes indício de colinearidade. E diz que o modelo possui restrição no uso, ou seja, somente pode ser utilizado para avaliar imóveis que mantenham a estrutura da colinearidade presente no modelo. Portanto não é certo ou errado. É uma questão de limitação dos modelos com colinearidade.

Re: Correlações

Enviado: Qui Set 17, 2015 11:35 am
por Ivelise
Estou com um modelo com a correlação acima de 0,80, relativo a setor urbano. Será que só aumentando o banco de dados este valor abaixaria? é obrigatório todas as correlações estarem abaixo de 0,80?
Outra dúvida: minha variável setor urbano está classificada como código alocado. Para não ficar muito subjetivo, seria melhor utilizar a planta de valores da cidade para colocar os códigos? Ou apenas a experiência do avaliador no mercado imobiliário?
Teria alguma outra sugestão para classificar a variável setor urbano?
Mais uma dúvida: na norma cita que o uso de códigos alocados, seria necessário que o modelo ficasse com grau de fundamentação 2. Isso tem que ser cumprido?

Re: Correlações

Enviado: Qui Set 17, 2015 12:36 pm
por pelli
A correlação entre variáveis independentes vai diminuindo à media que você aumenta o número de dados, pois este é um problema de amostragem mas não da população. A ideia é que no mercado existem todos os tipos de imóveis e portanto o problema da colinearidade vai aparecer somente nas amostras.

Mas você pode utilizar o modelo com valores superiores a 0,80 desde que a estrutura da colinearidade seja respeitada. Procure aqui no fórum por esta informação que você vai encontrar a resposta.

Quanto ao uso de códigos alocados ou índice fiscal a escolha é sua e vai depender de qual escala irá ter um melhor ajuste aos preços.

A obtenção de, no máximo Grau II para uso de códigos alocados não existem mais na versão atual da NBR 14653-2. Esta restrição era da versão anterior a 2011.

Colinearidade e grau de fundamentação são questões distintas.