Categoria:SiSdat:Primeiros Passos:Conhecendo o Software

De Wiki da Pelli Sistemas Engenharia
Ir para navegação Ir para pesquisar

Entendendo o software SisDAT


A área de avaliação de bens vem crescendo significativamente no Brasil nos últimos anos. Em 2011 foram demandados mais de 1.000.000 de laudos de avaliação em nosso país, considerando os diversos contratantes, sejam estes empresas públicas ou privadas. Os maiores contratantes de laudos de avaliação são os Bancos, pois as operações comerciais normalmente são garantidas por um bem e portanto necessitam de um laudo de avaliação visando minimizar os riscos inerentes aos empréstimos bancários.

O estudo deste mercado influencia diretamente, dentre outras análises, as elaborações de plantas genéricas de valores para cobrança de impostos e desapropriações, a cobrança de impostos sobre ganhos de capital pela Receita Federal, as decisões do Poder Judiciário, a determinação da garantia de operações dos agentes financeiros, as análises de viabilidade de empreendimentos e operações de compra e venda de imóveis.

O SisDAT possui uma interface moderna, seguindo as orientações da Microsoft para o Office 2007 / 2010. A figura abaixo ilustra a tela principal do software:
Img1 sisdat.jpg

Para a elaboração do laudo de avaliação de imóveis urbanos e rurais, diversas etapas precisam ser seguidas para que se determine o valor de mercado do bem que está sendo avaliado. A NBR 14653 - 2, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, prevê no item 8.2.1.4.1, o seguinte:

A qualidade da amostra deve estar assegurada quanto a:

  • a)correta identificação dos dados de mercado, com especificação e quantificação das principais variáveis levantadas, mesmo aquelas não utilizadas no modelo;
  • b)isenção das fontes de informação;
  • c)identificação das fontes de informação, observada a exceção contida em 8.2.1.3.3;
  • d)número de dados de mercado efetivamente utilizados, de acordo com o grau de fundamentação;
  • e)sua semelhança com o imóvel objeto da avaliação, no que diz respeito à sua situação, à destinação, ao grau de aproveitamento e às características físicas; diferenças relevantes perante o avaliando, devem ser tratadas adequadamente nos modelos adotados.
  • f)inserção de mais de um tipo de agrupamento no mesmo modelo. Nestes casos, o engenheiro de avaliações deve se certificar de ter contemplado as diferenças significativas entre esses grupos, sendo obrigatória a verificação da influência das interações entre as variáveis;

É ainda recomendada a inclusão dos endereços completos dos dados de mercado.

Considerando a complexidade dos dados de mercado, levando em conta a alta heterogeneidade dos bens, a posição geográfica de cada imóvel e a dificuldade na obtenção de informações, torna-se imprescindível o uso de uma ferramenta que permita organizar os dados e os laudos de avaliação.

O SisDAT é o software que permite criar o manter este bando de dados, agora com uma grande novidade: o compartilhamento de dados de mercado.

Para compreender melhor o uso do software, siga os passos abaixo:



No momento, esta categoria não possui nenhuma página ou arquivo multimídia.