SisDAT: Primeiros Passos:Estrutura de dados

De Wiki da Pelli Sistemas Engenharia
Ir para navegação Ir para pesquisar

O modelo de dados adotado para o software SisDat permite a inclusão das informações sobre o mercado imobiliário, de forma estruturada e organizada, obedecendo ao seguinte diagrama:

Estrutura BD Sisdat.png

A identidade principal do modelo de dados é o Imóvel, considerado como um objeto do banco de dados e que pode possuir os seguintes recursos:


Endereço[editar]

Contém as informações sobre as coordenardas geográficas e o endereço completo do imóvel.

Evento[editar]

Esta tabela irá armazenar informações sobre o Evento (Oferta, Venda ou Laudo de Avaliação), a data da coleta do dado, a data de ocorrência do evento, a origem da informação e, se for o caso, informações complementares sobre o aluguel.

Condomínio[editar]

Para algumas tipologias de imóveis do mercado imobiliário, as informações sobre o condomínio serão também armazedas, tais como: equipamentos, localização, polos valorizantes e desvalorizantes no entorno e a infra-estrutura urbana.

Prédio[editar]

Esta tabela, vinculada ao imóvel, é utilizada para armazenar as informações sobre o prédio onde a unidade está edificada. Contém informações sobre o número de pavimentos, idade estimada, equipamentos de uso comum, quantidade de cômodos e o padrão construtivo, bem como o estado de conservação.

Vistoria[editar]

As fotos realizadas durante a vistoria são importantes e devem ser armazenadas as referências no banco de dados. Observações complementares, bem como fatores relevantes e ressalvas importantes também devem ser colocadas no banco de dados.

Laudo de avaliação[editar]

No caso da vistoria do imóvel estiver sendo realizada com a intenção de gerar o Laudo de Avaliação, então as informações necessárias aos laudos nas modalidades "Laudo de Uso Restrito", "Laudo Simplificado" e "Laudo Completo", deverão ser também armazenadas. Elas serão utilizadas posteriormente para gerar os relatórios do software SisDat.