O mercado empresarial sofreu um grande impacto devido a pandemia, tanto para melhor quanto para pior. Mas, no que diz respeito ao mercado imobiliário, eles obtiveram um significativo aumento, haja vista que a procura passou a ser maior.
Grande parte disso ocorreu porque se notou a importância de se ter um ambiente preparado e que seja aconchegante. Como se passou a ficar mais tempo dentro de casa, tais necessidades passaram a tomar mais relevância.
E, dentro desse contexto, diversas pessoas começaram a se perguntar como começar um negócio imobiliário. Então, se você sempre sentiu certa intimidade com esse mercado, com certeza sabe que esse é um ótimo negócio.
Mas, então, qual é a melhor forma de iniciar nesse tipo de mercado? Ainda que ele seja rentável, deve-se ter os devidos entendimentos para garantir o sucesso. Por isso, nos tópicos seguintes, você irá obter algumas dicas sobre o assunto. Não deixe de conferir!
Como começar um negócio imobiliário?
Para iniciar a empreender, deve-se ter alguns entendimentos sobre alguns assuntos. Até mesmo porque, através deles, você garante que terá ainda mais sucesso. Sendo assim, se você quer aprender como começar um negócio imobiliário, confira as nossas dicas.
Escolha a área de atuação
Antes de qualquer coisa, você deve ter bem definido qual será a sua área de atuação, até mesmo para poder elaborar estratégias que sejam mais direcionadas ao seu público-alvo. Nos dias de hoje, há imobiliárias com foco em móveis de luxo, já outras cujo público são as habitações populares.
Mas, uma dica para você escolher com mais precisão a área de atuação, é levar em consideração os seguintes critérios:
- Área geográfica;
- Tipo de cliente;
- Tipo de imóvel;
- Valor dos bens.
Além do mais, pergunte-se: minha imobiliária será voltada para compra e venda, ou também para aluguel? Saiba que a vantagem não está apenas em ter um leque de serviços grandes, mas sim oferecer excelência em todos eles.
Infraestrutura do seu negócio
Como você espera vender imóveis se o da sua agência não for aconchegante, bonito ou confortável? É verdade que ela não precisa ser muito grande nem nada do gênero. Mas, garantir um espaço do qual o cliente se sinta bem, é essencial.
Dessa forma, cria um estímulo maior para as pessoas que irão adentrar à agência. Mas, dentro desse contexto, também envolve aliar a tecnologia em seus processos. Que tal ter ajuda de alguns softwares para ajudar na contratação, por exemplo?
Ao fazer isso, você cria um ambiente mais confortável, prático e organizado para o seu cliente. Mas, é claro, não se pode esquecer de investir em funcionários capacitados.
Adeque-se às exigências legais
A sua empresa deve estar de acordo com as leis. Então, ainda que o processo burocrático seja um pouco chato, é de grande importância. Até mesmo porque é dessa forma que o cliente obtém mais confiança sobre o seu negócio.
Por isso, elabore o registro do Contrato Social, faça o registro na Junta Comercial, tenha o CNPJ, registre no cartório, na prefeitura, na Secretaria da Fazenda, faça vistoria do Corpo de Bombeiros e esteja no enquadramento tributário.
Ademais, a imobiliária ainda precisa ter o registro específico no Creci, o qual é o conselho responsável por regular a atividade tanto de corretoras quanto de imobiliárias.
Tenha uma boa equipe
Uma empresa não tem como dar certo se você não tiver um pessoal capacitado a fazer as suas devidas funções. Então, antes de abrir o seu negócio, pense bastante em relação à equipe que irá gerenciar o seu negócio.
Afinal de contas, de uma certa forma, a sua equipe representa a sua empresa. Por isso, tenha bastante cuidado sobre isso. Vale salientar também que todos os profissionais devem ser credenciados no Creci ou, do contrário, não poderão exercer suas funções.
Uma dica para quem quer abrir uma imobiliária de grande porte é contratar profissionais como um advogado e um contador. Mas, se não for possível, procure por colaboradores internos para lidar com tais funções, ainda que seja tercerizado.
Planejamento financeiro
Não há como fazer o seu negócio ter sucesso sem se planejar. Por isso, manter atenção no financeiro da sua empresa é de grande importância. Por isso, procure se antever a todos os possíveis gastos, seja com aluguel, contratação de funcionários, investimentos etc.
Mas, dentro disso, não esqueça de colocar as despesas com as exigências legais, bem como gastos com divulgação e publicidade. Uma dica é apostar em um sistema de controle imobiliário. Através dele, você consegue juntar todas as atividades financeiras do seu negócio.
Invista em tecnologia
A tecnologia serve para facilitar diversos processos. Por isso, se você vai abrir um negócio imobiliário, é possível tirar muito proveito dos softwares que existem. Além do mais, investir em marketing digital é uma ótima forma de aumentar os seus ganhos e reconhecimento, por exemplo.
Ademais, há ferramentas que facilitam o controle automatizado, bem como sistemas ERP, CRM, software de avaliação de imóveis (como o SISDEA) e outros recursos, os quais permitem visualizar toda a geração de resultados.
Estratégias de divulgação
Para ter clientes, as pessoas precisam conhecer a sua empresa. Então, você não pode deixar de investir na divulgação do seu negócio. Para tal, conte com o auxílio de estratégias do marketing digital voltado para o ramo imobiliário.
Procure impulsionar a sua marca por intermédio das redes sociais ou elabore outras estratégias. A verdade é que, nos dias de hoje, manter-se presente nos âmbitos digitais não é mais uma opção, e sim uma obrigação.
Uma dica é você investir na criação de site da sua empresa, onde se divulga todos os imóveis, com fotos atrativas. Além disso, ter uma programação de produção de conteúdo de qualidade é algo que deve estar no seu planejamento.
Fora isso, estar presente no meio digital é algo capaz de elevar muito o nível da sua empresa. Isso porque, só no Brasil, há mais de 220 milhões de celulares, sendo que a população é de cerca de 212 milhões de pessoas.
Defina missão, visão e valores
Os seus clientes querem saber sobre os valores da sua empresa. Por conta disso, um dos primeiros passos no plano de negócio é definir esses conceitos. Qual é o propósito da sua empresa? E em relação aos planos futuros?