Perito imobiliário: O que faz?

Perito imobiliário: O que faz?

O mercado imobiliário está sempre em movimento e isso inclui processos judiciais que envolvem bens imóveis e terrenos. Nesse sentido, para que as decisões judiciais sejam tomadas com base em dados apurados de forma técnica e assertiva, é necessária a realização de uma avaliação desses bens. Dessa forma, em  tais casos, esta atividade deve ser realizada por um profissional qualificado: o perito imobiliário. 

Se você quer saber mais sobre este profissional e como ele atua, chegou ao lugar certo. Neste artigo vamos reunir as principais informações sobre o assunto para que você entenda melhor esta área de atuação. Confira a seguir e boa leitura! 

O que é perito imobiliário? O que este profissional faz?

O que é perito imobiliário? O que este profissional faz?
O que é perito imobiliário? O que este profissional faz?

O perito imobiliário é um profissional capacitado capaz de atuar como auxiliar em um processo judicial. Ele será o responsável por fazer a avaliação de imóveis com o objetivo de estipular o seu valor de mercado.

No entanto, mais do que isso, o avaliador deve apresentar evidências técnicas que comprovem este valor. Com isso, a atuação do profissional pode ser requisitada em diversas situações, como: 

  • perdas e danos;
  • inventários;
  • desapropriações;
  • partilhas;
  • reestruturações societárias;
  • regularizações imobiliárias e outros. 

Quem pode ser perito?

Agora você deve estar pensando: “Ok! mas quem pode atuar como perito imobiliário?”. Realmente apenas algumas categorias de profissionais podem ser peritos avaliadores de imóveis. São eles:

  • Arquitetos: atuam geralmente em perícias que envolvem vícios construtivos, avaliação de imóveis urbanos, com medições, orçamentos, entre outros.
  • Engenheiro civil: costumam atuar em casos de desmoronamento por falha estrutural, anomalias, qualquer desempenho insatisfatório da edificação decorrente de má execução, erros de projeto, área construída, divisas entre imóveis, avaliação de imóveis urbanos e rurais, imóveis objeto de penhora, análise de patologias e vícios construtivos, dentre outros.
  • Engenheiros Agrônomos: geralmente atuam em processos que envolvem discussões sobre desapropriações de fazendas, avaliação de imóveis rurais, avaliação de culturas, de danos a culturas, demarcação de terras, desapropriação de terras, entre outros.

Contudo, para ser um perito avaliador de imóveis é preciso realizar cursos de avaliação imobiliária, já que a área requer conhecimentos específicos. Além disso, é necessário seguir todas as regras estabelecidas pela norma da ABNT NBR 14.653.

Quais são as áreas de atuação de um perito imobiliário?

As áreas em que um perito imobiliário pode atuar são diversas. Uma vez que sua principal atividade é determinar o valor de mercado do imóvel e confeccionar o laudo de avaliação de imóveis, função necessária em diferentes tipos de processo.

Diante disso, dentre as principais áreas de atuação do profissional podemos destacar:

  • Avaliação de imóveis para empresas, órgãos públicos ou particulares;
  • Avaliação para financiamentos ou consórcios imobiliários;
  • Assistência técnica em processos judiciais;
  • Ações de desapropriação e usucapião;
  • Ações de reintegração e manutenção de posse;
  • Ações indenizatórias;
  • Ações renovatórios ou revisionais de locação, entre outras.

Veja também: Como fazer análise de viabilidade para investimentos imobiliários?

Como o perito imobiliário faz a avaliação de imóveis?

Uma avaliação de imóveis leva em consideração diversos fatores. Entretanto, alguns aspectos são comuns e, por isso, são sempre levados em conta pelo profissional durante a realização do processo. Entre esses fatores estão:

  • Localização: em que cidade e bairro está presente o imóvel, como é o seu entorno, proximidade com serviços básicos, etc.; 
  • Condições do terreno: loteamento, zoneamento, se está próximo a áreas de risco, dentre outros;
  • Estado do imóvel: estrutura, acabamento, conservação, sistemas elétricos, hidráulicos, etc.;
  • Oferta x Demanda: como qualquer tipo de produto, o valor de um imóvel ou terreno irá variar de acordo com a procura por aquele tipo de bem. 

Além disso, existem diferentes métodos que podem ser aplicados em um processo de avaliação. A norma da ABNT NBR 14.653 prevê quatro metodologias mais comuns. Diante desses aspectos, é interessante adotar o uso de um software para avaliações imobiliárias, pois ele poderá otimizar a atividade, fazendo com que se torne mais efetiva e eficiente. 

O SISDEA, software de avaliação imobiliária da Pelli Sistemas, tem diversas possibilidades de modelagem, como a regressão linear, regressão não linear, RNA (Redes Neurais Artificiais) e DEA (envelopamento de dados), as quais permitem uma abordagem científica quando se trata da valoração de bens. 

Então, não perca mais tempo e conheça este software revolucionário. Entre em contato com a Pelli Sistemas agora mesmo e mude seus processos de avaliação imobiliária.