Variaveis Independentes

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
eymard

Variaveis Independentes

Mensagem por eymard »

Prezados,

primeiramente peço desculpas se minha dúvida for um tanto infantil.

A dúvida é de como eu posso "escolher" minhas variáveis independentes. Existe algum critério ? Escolho aleatoriamente ?

Acho que tenho que escolher as variáveis mais "importantes" para um determinado tipo de imóvel que irei avaliar,
mas se existirem muitas variáveis ditas "importantes", quais devo escolher, ou como devo escolher, para contar naquele cálculo do grau de fundamentação, da quantidade mínima de amostras ???

Outra dúvida é a seguinte: Estou avaliando um determinado imóvel e "escolhi" 3 variáveis que acho que são ditas importantes para o bem que estou avaliando, são elas: N° de dormitórios, Área privativa e Número de vagas de garagem. Porém o imóvel que estou avaliando não tem nenhuma vaga de garagem. A varável Vaga de garagem me serviria ? Posso continuar com ela ? ou seria melhor descartá-la e escolher uma outra ?

Agradeço demais se me ajudarem, estou começando agora e estou meio que inseguro. Desde já meu muito obrigado a TODOS que puderem me ajudar. Fiquem com Deus!
pelli
Site Admin

Re: Variaveis Independentes

Mensagem por pelli »

A escolha das variáveis depende dos dados coletados. Por exemplo, suponha que você tenha coletado 20 dados e todos os imóveis são de 3 dormitórios. Neste caso dormitórios não é uma variável.

Após coletar todos os dados, veja quais as variáveis que representam as diferenças entres os preços praticados. Estas são as variáveis importante.
eymard

Mensagem por eymard »

Tudo bem, até aí eu entendí.

A minha pergunta, é: como eu "escolho" as variáveis dentro do universo de várias variáveis ???
Afinal de contas, não posso escolher todas elas.

Outras dúvidas que eu tenho são:

1 - Como posso estar diminuindo a significancia do meu modelo, pois esta dando 0,20 ?
2 - O primeiro valor da minha distribuição de residuos está com 083, como posso estar baixando ele ?
3 - Minha variável Área Total está em vermelho, porém coloquei ela com sinal Negativo e o meu Valor Unitário (variável dependente) está
com o sinal positivo, o que pode estar acontecendo ?
pelli
Site Admin

Mensagem por pelli »

Para lhe auxiliar, copie e cole os resultados estatísticos do modelo. Abra no modelo, escolha a aba Exibir | Resultados e copie e cole aqui os principais resultados.
eymard

Mensagem por eymard »

Acabei dando uma melhorada no meu Modelo, mas a Variável Área Total ainda continua em vermelho (No gráfico diz que a medida que a área aumenta o valor aumenta, o que obviamente está errado), como pode ser visto nos resultados abaixo que estão em anexo:
1° Tela dos resultados
1° Tela dos resultados
Resultados 1.jpg (91.41 KiB) Exibido 3956 vezes
2° Tela dos resultados
2° Tela dos resultados
Resultados 2.jpg (105.89 KiB) Exibido 3956 vezes
Variável "Área Total" em Vermelho
Variável "Área Total" em Vermelho
Screenshot_1.jpg (200.44 KiB) Exibido 3956 vezes
eymard

Mensagem por eymard »

Só para constar, as variáveis Dormitório e Valor Unitário estão com sinal "+", enquanto Área Total e Área Privativa estão com sinal "-".
Quando coloco Área Total com sinal "+", ela deixa de ficar vermelha. Mas o gráfico permanece uma reta, indicando que quanto maior
a Área, maior será o Valor!
Onde tem Variável Base, coloquei "Área Total", está correto ? O que significa essa Variável Base ?
eymard

Mensagem por eymard »

Alguém me ajuda ???
pelli
Site Admin

Mensagem por pelli »

Não faz muito sentido utilizar ao mesmo tempo, para o modelo de casas ou apartamentos, a variável Área Privativa e Área Total. Escolha uma delas.
Responder