NUMA ROTINA MENSAL DE REVISÃO DE PEÇA TÉCNICA DA CEF, RECEBI A SEGUINTE MENSAGEM: "VERIFICADA A MICRONUMEROSIDADE DE DADOS NAS SEGUINTES VAROAVEIS; "ESTADO DE CONSERVAÇÃO (CARACT. 5 E 6),; "PADRÃO DE ACABAMENTO (CARACT. 1, 4 E 6) E SETOR URBANO (CARACT 1).
ISSO SIGNIFICA QUE MINHA AMOSTRA TEM MUITOS DADOS COM AS MESMAS CARACTERISTICAS?
A CEF SOLICITA QUE EU ME MANIFISTE NUM PRAZO DE 5 DIAS CORRIDOS, A PARTIR DE HOJE, JUSTIFICANDO E INFORMANDO QUAIS AS AÇÕES QUE SERÃO TOMADAS PARA QUE TAIS ERROS NÃO OCORRAM NA ELABORAÇÃO DAS PROXIMAS PEÇAS TÉCNICAS.
POR FAVOR ME AJUDE A JUSTIFICAR E QUE DEVO FAZER PARA QUE NÃO OCORRA MAIS ESSE TIPO DE "ERRO", SE É QUE É UM ERRO, POIS POR SE TRATAR DE UMA CIDADE COM VÁRIOS DADOS COM AS MESMAS CARACTERISTICAS, TIPO LOTEAMENTO, TALVEZ ISSO POSSA ACONTECER.
NÃO ESTOU CONSEGUINDO ANEXAR A EQUAÇÃO, DIZ QUE A EXTENSÃO SDA NÃO É PERMITIDA
POR FAVOR DÊ UMA ANALISADA E ME AJUDE A RESPONDER.
OBRIGADO
PEDRO BARBOSA JR.
MICRONUMEROSIDADE DE DADOS
-
Re: MICRONUMEROSIDADE DE DADOS
Pdero,
A micronumerosidade indica que você possui uma quantidade inferior ao permitido para as características dos imóveis. Por exemplo, dependendo da quantidade de dados, para as características 5 e 6 do Estado de Conservação você deve possuir uma quantidade mínima de dados para ter um equilíbrio amostral para esta variável. Vamos supor que você possua 140 dados na amostra. Então você precisa de no mínimo 10 dados do código 5, 10 dados do código 6.
A micronumerosidade indica que você possui uma quantidade inferior ao permitido para as características dos imóveis. Por exemplo, dependendo da quantidade de dados, para as características 5 e 6 do Estado de Conservação você deve possuir uma quantidade mínima de dados para ter um equilíbrio amostral para esta variável. Vamos supor que você possua 140 dados na amostra. Então você precisa de no mínimo 10 dados do código 5, 10 dados do código 6.
BOM DIA,
APROVEITANDO O TÓPICO, RECEBI UM E-MAIL DO BANCO QUE DIZ QUE ASSIM:
"O LAUDO APRESENTANDO NÃO ATENDE A NBR 14.653-2 NOS SEGUINTES ITENS:
10.1.J) NÃO FOI FEITA A DESCRIÇÃO DAS VARIÁVEIS.
10.1.K) IMPOSSIBILIDADE DE VERIFICAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS SOBRE MICRONUMEROSIDADE, EXTRAPOLAÇÃO/INTERPOLAÇÃO."
UTILIZEI OS SEGUINTES QUANTITATIVOS PARA A AVALIAÇÃO:
Variáveis e dados do modelo Quant.
Total de variáveis: 6
Variáveis utilizadas no modelo: 6
Total de dados: 281
Dados utilizados no modelo: 148
POR FAVOR ME AJUDE, TENHO ATÉ QUINTA-FEIRA (14 DE SETEMBRO DE 2017) PARA ENVIAR A CORREÇÃO, ESSA É A MINHA ULTIMA CHANCE DE ENTRAR NO CREDENCIAMENTO DO BANCO.
AGRADEÇO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO
APROVEITANDO O TÓPICO, RECEBI UM E-MAIL DO BANCO QUE DIZ QUE ASSIM:
"O LAUDO APRESENTANDO NÃO ATENDE A NBR 14.653-2 NOS SEGUINTES ITENS:
10.1.J) NÃO FOI FEITA A DESCRIÇÃO DAS VARIÁVEIS.
10.1.K) IMPOSSIBILIDADE DE VERIFICAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS SOBRE MICRONUMEROSIDADE, EXTRAPOLAÇÃO/INTERPOLAÇÃO."
UTILIZEI OS SEGUINTES QUANTITATIVOS PARA A AVALIAÇÃO:
Variáveis e dados do modelo Quant.
Total de variáveis: 6
Variáveis utilizadas no modelo: 6
Total de dados: 281
Dados utilizados no modelo: 148
POR FAVOR ME AJUDE, TENHO ATÉ QUINTA-FEIRA (14 DE SETEMBRO DE 2017) PARA ENVIAR A CORREÇÃO, ESSA É A MINHA ULTIMA CHANCE DE ENTRAR NO CREDENCIAMENTO DO BANCO.
AGRADEÇO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO
Prezado Evanovick,
Se você não forneceu a descrição das variáveis, então fica difícil para quem receber o laudo identificar como a escala de valores foi construída. Para cada variável utilizada, você deve fornecer a descrição da mesma (quantitativa, qualitativa, etc...), os valores mínimos e máximos de cada variável.
Se você não forneceu a descrição das variáveis, então fica difícil para quem receber o laudo identificar como a escala de valores foi construída. Para cada variável utilizada, você deve fornecer a descrição da mesma (quantitativa, qualitativa, etc...), os valores mínimos e máximos de cada variável.
-
Qual a regra geral de Micronumerosidade? Sempre fico em um confronto de informações. Para pequenas quantidades de dados e para grandes quantidades de dados?
-
O número mínimo de dados efetivamente utilizados no modelo deve respeitar a seguinte equação, 𝑛=3×(𝑘+1), onde 𝑛 representa o número mínimo de dados e 𝑘 representa o número de variáveis independentes utilizadas. Além disso, quando forem utilizadas variáveis dicotômicas ou códigos alocados, deve ser utilizado um número mínimo de dados com a mesma característica, conforme regras abaixo:
Para 𝑛≤30, 𝑛𝑖≥3
Para 30<𝑛≤100, 𝑛𝑖≥10% 𝑛
Para 𝑛>100, 𝑛𝑖≥10
sendo 𝑛 é o número mínimo de dados efetivamente utilizados no modelo e 𝑛𝑖 é o número de dados com as mesmas características para determinada variável.
Para 𝑛≤30, 𝑛𝑖≥3
Para 30<𝑛≤100, 𝑛𝑖≥10% 𝑛
Para 𝑛>100, 𝑛𝑖≥10
sendo 𝑛 é o número mínimo de dados efetivamente utilizados no modelo e 𝑛𝑖 é o número de dados com as mesmas características para determinada variável.