Analisar o valor de mercado de um imóvel é um tanto desafiador e exige um conhecimento muito específico. Ao se deparar com tal demanda, muitas pessoas buscam o auxílio de profissionais livres, entretanto, você sabe quanto cobrar por uma avaliação de imóvel?
A seguir, esclarecemos a importância da avaliação de imóveis e quais pontos considerar ao precificar o serviço.
O que é uma avaliação de imóvel?
É necessário muita seriedade e competência para realizar a avaliação de um imóvel, afinal, existem normas reguladoras nacionais que definem como deve ser realizada essa atividade a fim de garantir a credibilidade do laudo final a ser emitido.
Todo o procedimento deve ocorrer conforme as normas reguladoras que ditam o processo de avaliação de imóveis, por exemplo, todos os procedimentos que devem ser seguidos desde a coleta de amostras, homogeneização das amostras, cálculos, arredondamento de valores até a conclusão do laudo final da avaliação de imóvel.
Qual a importância de uma avaliação de imóvel?
O laudo de avaliação de imóveis possui valor judicial e pode contestar laudos que tenham sido emitidos sem estar em acordo com as normas. Trata-se de uma análise que resulta de muitas variáveis técnicas e do campo mercadológico que pode, inclusive, divergir significativamente de valores estipulados por imobiliária, proprietários e bancos.
Resumidamente, consiste em uma avaliação criteriosa e técnica que envolve profissionais especializados a fim de definir de forma o mais assertiva possível, o valor daquele imóvel no mercado.
Quando não realizada de forma adequada e por profissionais devidamente regularizados, esse laudo perde o valor. Devemos ressaltar que, avaliações de imóveis inconsistentes ou incompatíveis podem dificultar muitas burocracias como financiamento ou venda dos imóveis.
Quando devo contratar uma avaliação de imóvel?
Se engana quem acredita que uma avaliação de imóvel se torna necessária apenas quando há o desejo de vender o bem. Uma avaliação de imóveis também se faz fundamental nos seguintes momentos:
- De disputas judiciais;
- Planejamento tributário;
- Ações expropriatórias para fins de desapropriação;
- Criação de inventários e partilhas;
- Fusão entre empresas;
- Reestruturação societária.
Quanto custa uma avaliação de imóvel?
Não há um valor estipulado fixo para uma avaliação de imóvel. Portanto, cada caso exige uma análise profissional individual. Entretanto, podemos considerar a tabela de honorários do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) como uma referência. Esses valores podem variar em cada estado, por isso não deixe de buscar a tabela que mais se ajusta à sua realidade.
Os regulamentos dos IBAPEs estaduais preveem diferentes formas para se determinar os honorários, sendo o mais usual a estimativa em função das horas técnicas necessárias para realização do trabalho, mas também é possível cobrar pelos serviços em função do valor estimado. Alguns exemplos de regulamentos são do IBAPE-MG, IBAPE-SP e IBAPE-BA.
A vantagem dos regulamentos dos IBAPEs é que alguns deles apresentam um exemplo de cálculo da composição do valor da hora técnica, ou seja, é possível adaptar o cálculo para a realidade de cada profissional, não sendo obrigatório adotar exatamente o mesmo valor definido pelo regulamento.
Outras fontes que podem ser utilizadas como referência são os editais de credenciamento das instituições públicas ou privadas que contratam serviços de avaliação, como:
Nesses editais geralmente são definidos valores de hora técnica e custos de deslocamento. Não deixe de conferir.
Leia mais sobre: Como classificar as variáveis na avaliação imobiliária
Leia mais sobre: Como é feita a avaliação de imóveisConheça o SISDEA – Software de avaliação de imóveis