A avaliação de terreno, assim como o de imóvel, é um processo de suma importância no ato de compra e venda. Trata-se de um relatório emitido por um avaliador especializado e tem como principal objetivo estipular o valor de mercado de um determinado bem.
Esta avaliação, assim como o laudo emitido no processo, são fundamentais para a negociação. Lembrando que, neste documento a precificação se dá levando em conta diversos fatores e não apenas a demanda do mercado.
Pensando em todos estes aspectos, decidimos criar este artigo respondendo algumas dúvidas sobre como avaliar um imóvel para venda e principalmente sobre o processo de avaliação de terreno. Continue a leitura e veja como garantir a máxima lucratividade na venda.
Quais os critérios levados em consideração na avaliação de terreno?
No processo de avaliação de terrenos alguns critérios precisam ser levados em consideração. Conheça a seguir:
Localização
A maioria dos compradores está interessado em um local de fácil acesso, além de outros fatores como: segurança, proximidade com comércios e outros tipos de serviços, etc. Nesse sentido, uma localização afastada e de difícil acesso, tende a ser menos valorizada.
Utilização
A utilização é um fator importante e que está relacionado à localização. Afinal, uma mesma localização pode ser boa ou ruim a depender do uso que será feito do espaço.
Parâmetros Urbanísticos
Os parâmetros urbanísticos aplicáveis ao imóvel são fundamentais para a correta identificação dos tipos de empreendimentos que poderão ser construídos no terreno. Fatores como os coeficientes de aproveitamento, afastamentos frontais, laterais e de fundo, altura máxima na divisa, altimetria máxima e taxa de permeabilidade são alguns dos parâmetros importantes para serem analisados.
Oferta x Demanda
A oferta e demanda é um dos fatores principais na avaliação de um terreno. Como qualquer tipo de produto, o valor de um terreno ou imóvel será maior se a demanda para que tipo de bem estiver alta no momento da transação.
Tamanho
O tamanho de um terreno também irá influenciar no resultado da avaliação. Contudo, isso não quer dizer que um terreno maior, necessariamente será mais caro que outro menor. Afinal, como estamos vendo, o valor sofre interferências de diversos fatores.
Documentação
Outro aspecto que pode interferir no resultado de uma avaliação de terreno é a sua documentação estar em dia e em ordem. Débitos em relação a impostos, gravames de áreas de preservação e outros problemas de documentação, podem tornar a operação inviável.
Para que serve o laudo de avaliação de terreno?
O laudo de avaliação de terreno é o documento comprobatório responsável por certificar a expressão monetária de um bem imóvel. Sua utilização é mais comum em processos de compra e venda. Com isso, ele é obrigatório na grande maioria dos pedidos de financiamento para este fim. Afinal, ele será uma garantia para o imóvel cobrir o valor investido caso não haja pagamento da dívida.
No entanto um modelo de laudo de avaliação também podem ser requeridos em processos como:
- Ações Judiciais;
- Transação comercial;
- Gestão Patrimonial;
- Desapropriação;
- Negociações.
Neste ponto, vale lembrar que existe uma diferença entre laudo de avaliação de terreno ou imóvel e parecer técnico. A própria norma que regula o processo de avaliação, a NBR 14.653, apresenta as seguintes definições:
- Laudo: documento no qual o profissional habilitado relata o que observou e apresenta suas conclusões ou avalia de forma fundamentada o valor de coisas ou direitos;
- Parecer técnico: opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade.
Dessa forma, apenas engenheiros e arquitetos especializados em avaliação de imóveis urbanos e rurais podem emitir um laudo.
Veja também: Avaliador de imóveis: como aumentar a produtividade e ganhar mais dinheiro?
Como avaliar um imóvel para venda e obter a máxima lucratividade?
Como vimos, a avaliação de terrenos e imóveis leva em consideração diversos fatores e dados. Com isso, o uso de um software imobiliário eficiente pode otimizar este trabalho, além de torná-lo mais efetivo e eficiente.
Isso porque, o processo de avaliação é efetuado a partir de um conjunto de tarefas como: identificação, coleta, seleção, processamento e análise de imóveis semelhantes. Dessa forma, é extraída uma relação tanto de valores quanto de atributos, que serão utilizadas em um software específico de estatística inferencial.
Com isso, o uso do SISDEA, software imobiliário, possibilita a realização de modelagem através de Regressão Linear, Regressão Não Linear, da RNA (Redes Neurais Artificiais) e DEA (envelopamento de dados). Como resultado, a aplicação de tais tecnologias permite uma abordagem científica na valorização de bens.
Por esses motivos, o SISDEA é um ótimo aliado na hora de garantir a máxima lucratividade em um processo de venda. Então, não perca mais tempo e conheça este software revolucionário. Entre em contato com a Pelli Sistemas agora mesmo e mude seus processos de avaliação imobiliária.