Mais comum e mais importante do que se imagina, a avaliação de imóveis é um processo necessário em diferentes tipos de situações. Nesse sentido, para que seja feita uma avaliação correta e dentro do estabelecido nas normas, é preciso contar com um engenheiro de avaliações.
Ao contrário do que se possa pensar, as avaliações imobiliárias não são solicitadas apenas por quem tem interesse em vender ou comprar um imóvel, pois, na verdade, tal processo é necessário em casos de reajuste de aluguel, ações judiciais, contestação de IPTU, separação de bens, dentre outras situações.
Diante disso, a avaliação de imóveis urbanos e rurais e a emissão de um laudo de avaliação imobiliária , é de suma importância também para obtenção de crédito por meio de um financiamento. Laudo este referente ao valor de mercado de um bem imóvel, feito por um profissional especializado.
Para que você entenda melhor o papel de um engenheiro de avaliações e como se especializar neste mercado, preparamos este artigo respondendo as principais questões sobre o assunto. Continue a leitura e entenda a importância deste profissional.
O que é a engenharia de avaliações e qual é a função do engenheiro de avaliação?
A engenharia de avaliações tem como objetivo mais do que precificar o imóvel para venda, mas sim de situar o valor do bem no mercado. Por sua vez, esse processo se dá através de dados e estatísticas. Já em relação ao laudo de avaliação, quando feito por um engenheiro ou arquiteto avaliador, são utilizadas técnicas que se submetem à norma padrão regulamentada NBR 14653.
Diante disso, alguns dos procedimentos são utilizados para determinar o valor do imóvel. Entre eles estão a pesquisa de mercado, construção de variáveis e análise estatística. Com isso, é feita uma média estatística através de pesquisas, onde são obtidas amostras de valores dos imóveis que se assemelham ao bem em questão.
No entanto, também existem os casos de avaliação de terrenos, em que alguns fatores mais minuciosos para realizar a média do valor são levados em consideração. Alguns deles são:
- Parâmetros urbanísticos e zoneamento;
- Aproveitamento máximo;
- Tipos de ocupação permitidos pela legislação;
- Topografia;
- A oferta;
- E a localização.
Alguns desses fatores podem tanto valorizar quanto desvalorizar o terreno. Por esse motivo, tudo é avaliado com bastante cautela para a definição do valor do imóve/terreno.
Neste sentido, alguns tipos de profissionais podem se especializar e realizar avaliações de imóveis. Entre eles estão, principalmente, os engenheiros e arquitetos. Sendo assim, a função de tais profissionais nesse segmento é chegar a um valor de mercado se baseando nos fatores que citamos anteriormente e emitir um laudo de avaliação de imóveis, seguindo as regras impostas pela norma regulamentadora.
Qual é a importância?
A engenharia de avaliação é de suma importância para diversos agentes pertencentes ao mercado imobiliário. Entre eles temos:
- As imobiliárias;
- Os bancos de crédito imobiliário;
- Compradores ou vendedores de imóveis.
Além disso, tal atividade também pode ser necessária para empresas de diferentes segmentos, seguradoras, o poder judiciário, os incorporadores, prefeituras, investidores, construtores e muitos outros.
Ainda se tratando da importância da engenharia de avaliações e seus profissionais especializados, é necessário ressaltar que a grande maioria dos imóveis, hoje, é comprada através de financiamento bancário. Nesses casos, a avaliação é uma garantia tanto para quem compra, quanto para a instituição que irá ceder o crédito.
Além disso, a engenharia de avaliação traz diversos benefícios. Entre eles:
- Verificação de possíveis riscos em potencial, como danos estruturais, problemas hidráulicos e elétricos, problemas com o terreno e etc.
- Verificação de como é feita a utilização do imóvel (para fins residenciais, comerciais, industriais e etc.
- Confirmação e registro da área construída, entre outros.
Veja também: Avaliador de Imóveis: como aumentar a produtividade e ganhar mais dinheiro?
Avaliação de bens imóveis: como ser um engenheiro de avaliações?
Para exercer a profissão de avaliador de imóveis, em primeiro lugar, é necessário ser arquiteto ou engenheiro. Além disso, é obrigatória a realização de cursos de avaliação imobiliária, para que o profissional se especialize na área.
Isso se faz necessário, porque a atuação nessa área requer competências e conhecimentos técnicos específicos. Inclusive, o laudo de avaliação de imóvel, responsável por formalizar as informações obtidas nas análises, só pode ser emitido por um profissional especializado.
Para mais, o engenheiro de avaliações que deseja se destacar nesse mercado, precisa sempre investir em seus conhecimentos técnicos e se manter atualizado. Diante disso, é preciso conhecer as tendências de mercado e as novas tecnologias aplicadas na área.
Nesse sentido, é preciso entender que existem abordagens mais atuais quando se trata desta profissão, assim como softwares imobiliários modernos, que otimizam e melhoram o desenvolvimento deste trabalho.
Para isso, conte sempre com a Pelli Sistemas, além de possuirmos os melhores softwares imobiliários do mercado, também oferecemos diversos cursos que ajudam você a se tornar um engenheiro de avaliações cada vez melhor. Não perca tempo e conheça nossos sistemas e serviços.